Cooperação entre agentes de endemias e escolas na identificação e controle da dengue

Autores

  • Pablo Cordeiro da Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - Montes Claros (MG) - Brasil
  • Alberto Mesaque Martins Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil
  • Virgínia Torres Schall Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente (LAESA) - Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) - Minas Gerais - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5020/2948

Palavras-chave:

Dengue, Ação Intersetorial, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar o processo de cooperação entre os agentes de endemia e a escola em áreas favoráveis à reprodução do vetor da dengue em domicílios. Métodos: A pesquisa, exploratória e descritiva, caracterizou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de três visitas a 93 domicílios de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública em Teófilo Otoni-MG. As visitas ocorreram com intervalos de 30 dias, por meio da cooperação entre agentes de endemias e pesquisadores orientados por uma lista de verificação para identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Após a primeira visita, realizou-se uma ação educativa na escola visando fomentar o debate acerca da prevenção da dengue e controle do vetor. Duas visitas posteriores foram realizadas para verificar possíveis mudanças no ambiente domiciliar. Após as visitas, entrevistas com os agentes de endemias buscaram identificar suas percepções quanto à participação no processo de investigação. Resultados: Na primeira visita, em 83 (89,3%) casas havia presença de algum recipiente propício à reprodução do vetor da dengue. Após o desenvolvimento de ações educativas, na segunda e terceira visitas, o número de casas com criadouros potenciais diminuiu para 65 (70,0%) e 63 (68,0%), respectivamente, indicando o potencial dessas atividades para o controle do vetor da doença. Conclusão: O estudo demonstra o potencial de ações educativas de cooperação entre agentes de endemia e escolas do ensino básico,viabilizando a intersetorialidade na prevenção da dengue. doi:10.5020/18061230.2013.p404

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

World Health Organization - WHO. Dengue guidelines for diagnosis, treatment, prevention and control: new edition. Geneva: World Health Organization; 2009.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica.Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

Madeira NG, Macharelli CA, Pedras JF, Delfino MCN.Education in primary school as a strategy to control dengue. Rev Soc Bras Med Tropical. 2002;35(3):221-6.

Sales FMS. Ações de educação em saúde para prevenção e controle da dengue: um estudo em Icaraí,Caucaia, Ceará. Cien Saude Colet. 2008;13(1):174-84.

Cazola LHO, Pontes RJCP, Tamaki EM, Andrade SMO, Reis CB. O Controle da Dengue em duas Áreas Urbanas do Brasil Central: percepção dos moradores.Saude & Soc. 2011; 2(20):786-96.

Santos SL, Cabral ACSP, Augusto LG. Conhecimento, atitude e prática sobre dengue, seu vetor e ações de controle em uma comunidade urbana do Nordeste. Cienc Saúde Coletiva. 2011;16(supl1):1319-30.

Mendonça FA, Souza AV, Dutra DA. Saúde pública,urbanização e dengue no Brasil. Soc & Natureza.2009;21(3):257-69.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde. Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

Pedro AS, Souza-Santos R, Sabroza PC, Oliveira RM. Condições particulares de produção e reprodução da dengue em nível local: estudo de Iatipu, Região Oceânica de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Cad Saúde Pública. 2009;25(9):1937-46.

Lefevre F, Lefevre AMC, Scandar SAS, Yassumaro S. Representações sociais sobre relações entre vasos de plantas e o vetor da dengue. Rev Saúde Pública. 2004;38(3):405-14.

Silva PC. Análise de uma ação educativa integrada de controle da dengue em uma escola pública no município de Teófilo Otoni [dissertação]. Minas Gerais: Universidade Estadual de Montes Claros/Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde; 2012.

Piovesan A, Temporini ER. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Rev Saúde Pública. 1995;29(4):318-25.

Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni- MG. Sistema Nacional de Notificações – SinaNET: investigação de dengue 2011. Teófilo Otoni; 2011.

Schall VT, Barros HS, Jardim JB, Secundino NFC, Pimenta PFP. Dengue prevention at the household level: preliminary evaluation of a mesh cover for flowerpot saucers. Rev Saúde Pública. 2009;43(5):895-7.

Jardim JB, Barros HS, Macedo G, Pimenta PFP, Schall VT. The control of Aedes aegypti for water access in households: Case studies towards a school-based education programme through the use of net covers.Dengue Bulletin. 2009;33:176-86.

Jardim JB, Bocewicz AC, Schall VT. Specifying skills for proficient control of Aedes aegypti oviposition in flowerpot saucers through the use of net covers. Dengue Bulletin. 2011;35:161-72.

Moreira MA. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária; 1999.

Barros HS. Investigação de conhecimentos sobre a dengue e do índice de adoção de um recurso preventivo (Capa Evidengue®) no domicílio de estudantes, associados a uma ação educativa em ambiente domiciliar [dissertação]. Rio de Janeiro: Instituto Oswaldo Cruz; 2007.

Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente – LAESA, Centro de Pesquisas René Rachou – CPqRR. Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ – MG.Animadengue.

United Nations. The Millennium Development Goals Report. New York; 2011.

Donalísio MR, Glasser CM. Vigilância entomológica e controle de vetores do dengue. Rev Bras Epidemiol.2002;2(3):259-72.

Maciel ELN, Oliveira CB, Frechiani JM, Sales CMM, Brotto LDA, Araújo MD. Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida e determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, Espírito Santo. Ciênc Saúde Coletiva. 2010;15(2):389-96.

Chiaravalloti Neto F, Barbosa AC, Cesarino MB,Favaro EV, Mondini A, Ferraz AA, Dibo MR, Vicentini ME. Controle do dengue em uma área urbana do Brasil: avaliação do impacto do Programa Saúde da Família com relação ao programa tradicional de controle. Cad Saúde Pública. 2006;22(5):987-97.

Publicado

2014-05-08

Como Citar

Silva, P. C. da, Martins, A. M., & Schall, V. T. (2014). Cooperação entre agentes de endemias e escolas na identificação e controle da dengue. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 26(3), 404–411. https://doi.org/10.5020/2948

Edição

Seção

Artigos Originais