Funções percepto-motoras de crianças com fissura labiopalatina

Autores

  • Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
  • Juliana Brocco Ferrari
  • Carolina Tarcinalli Souza

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2015.p89

Palavras-chave:

Neuropsicologia, Fissura Palatina, Percepção.

Resumo

Objetivo: Investigar as funções neuropsicológicas perceptuais visomotoras de crianças com fissura labiopalatina. Métodos: Estudo observacional, prospectivo, transversal, descritivo, realizado em um hospital de referência para anomalias craniofaciais no período de agosto/2012 a fevereiro/2013. Participaram 50 crianças de ambos os sexos, 25 com fissura labiopalatina compondo o GI e 25 como grupo controle, GII, com idade de 10 anos. Utilizaram-se para a avaliação os testes Matrizes Progressivas Coloridas, Gestáltico Visomotor e as subprovas de Exame Neuropsicológico, seguidos de aplicação estatística, utilizando-se testes de promoção e correlação (Fischer) ao nível de significância de 5%. Resultados: O grupo com fissura labiopalatina demonstrou desempenhos abaixo da média esperada para a idade, sendo o grupo com o tipo transforame labial o mais prejudicado na performance da competência perceptual visomotora. Os tipos de fissura pré e pós-forame obtiveram escores na média, com pontuações pareadas ao grupo controle. Conclusão: As crianças com fissura labiopalatina do tipo transforame mostraram-se mais vulneráveis a alterações nas funções visomotoras. Além disso, as habilidades nos domínios perceptivos construtivos estão relacionadas a desempenhos classificados abaixo da média esperada para a faixa etária na população-alvo.

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Publicado

2015-03-18

Como Citar

Tabaquim, M. de L. M., Ferrari, J. B., & Souza, C. T. (2015). Funções percepto-motoras de crianças com fissura labiopalatina. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 28(1), 89–97. https://doi.org/10.5020/18061230.2015.p89

Edição

Seção

Artigos Originais