Estratégia educativa sobre manejo de resíduos sólidos de saúde na unidade de terapia intensiva

Autores

  • Bruna Bianchi Bilo Universidade Federal do Ceará
  • Lívia Moreira Barros Universidade Federal do Ceará
  • Leonardo Alexandrino da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Francisca de Melo Beserra Universidade Federal do Ceará
  • Joselany Áfio Caetano Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p163

Palavras-chave:

Resíduos de Serviços de Saúde, Capacitação em Serviço, Unidades de Terapia Intensiva.

Resumo

Objetivo: Avaliar a ação de estratégia educativa sobre o conhecimento de profissionais que atuam em Unidade de Terapia Intensiva quanto à segregação de resíduos sólidos de saúde. Métodos: Estudo experimental desenvolvido em 2015, em um hospital público de Fortaleza, Ceará, Brasil, com 41 profissionais de saúde submetidos à estratégia educativa, com álbum seriado sobre resíduos sólidos de saúde, comparando-se seu conhecimento com a realização de pré e pós-teste em formulário adaptado da literatura. Para a análise estatística, utilizou-se teste t, binomial e p<0,05. Resultados: Com a realização da estratégia educativa, observou-se diferença estatisticamente significante na média de acertos entre o pré-teste (19,6 ± 3,2) e pós-teste (24,1 ± 2,8), p=0,001. A categoria sobre os resíduos comuns foi a que teve um maior número de erros entre os profissionais de saúde. Conclusão: A estratégia educativa proporcionou o aumento do conhecimento dos profissionais sobre a segregação dos resíduos, o que poderá favorecer a redução de acidentes ocupacionais de saúde e a redução dos gastos com materiais.

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Biografia do Autor

Bruna Bianchi Bilo, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira do programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do HUWC - UFC. Especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein (FEHIAE).

Lívia Moreira Barros, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Bolsista CAPES.

Leonardo Alexandrino da Silva, Universidade Federal do Ceará

Estudante do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Pacientes Críticos da Universidade Federal do Ceará.

Francisca de Melo Beserra, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HUWC. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Joselany Áfio Caetano, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Bilo, B. B., Barros, L. M., Silva, L. A. da, Beserra, F. de M., & Caetano, J. Áfio. (2016). Estratégia educativa sobre manejo de resíduos sólidos de saúde na unidade de terapia intensiva. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 29(2), 163–171. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p163

Edição

Seção

Artigos Originais