Cuidado ao idoso na atenção básica: práticas de educação em saúde do fisioterapeuta

Autores

  • Ana Carolina Ferreira Tsunoda Del Antoni Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Silvia Franco da Rocha Tonhom Faculdade de Medicina de Marília / Curso de Enfermagem
  • Mara Quaglio Chirelli Faculdade de Medicina de Marília / Curso de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p5

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Fisioterapia, Saúde do Idoso, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: Com o aumento da expectativa de vida, o envelhecimento humano é uma realidade cada vez mais presente no mundo atual e necessitamos de investimentos para lidar com tal contexto. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar e propor estratégias de intervenção a partir da reflexão sobre o processo de educação em saúde no cuidado individual ao idoso realizado pelos fisioterapeutas no Serviço de Atenção Básica. Métodos: Abordagem qualitativa exploratória, realizada no cenário da Atenção Básica com 14 fisioterapeutas, desenvolvida em dois momentos. No primeiro, os dados foram coletados por meio de um grupo focal e entrevista semiestruturada e na segunda fase, houve a realização de uma Oficina de trabalho, com validação dos dados e reflexão para reconstrução da prática profissional. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: Observamos uma prática no cuidado e na educação em saúde ao idoso fragmentada e integral a depender do cenário. Após reflexão na oficina, os profissionais construíram propostas de mudanças e intervenção. Conclusão: Consideramos que o fisioterapeuta ainda enfrenta grandes desafios para compreender seu papel na Atenção Básica, demonstrando limitações no processo de formação e por meio das propostas construídas na oficina, demonstram que os espaços para educação permanente devem ser considerados ambientes importantes para fomentar reflexões e possibilidades de transformações, com a nítida intenção de melhorar a qualidade de atendimento aos usuários bem como a transformação do processo de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ferreira Tsunoda Del Antoni, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestre em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA; Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória Adulto, Infantil e UTI pela Universidade de Marília - UNIMAR; Especialista em Fisioterapia Aquática; Professora Colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná; Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Silvia Franco da Rocha Tonhom, Faculdade de Medicina de Marília / Curso de Enfermagem

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília - Famema, mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e especialização em Ativação de Processos de mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Atualmente é docente assistencial da Faculdade de Medicina de Marília - Curso de Enfermagem e Medicina e Professora do Mestrado Profissional - Ensino em Saúde.

Mara Quaglio Chirelli, Faculdade de Medicina de Marília / Curso de Enfermagem

Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (EERP-USP), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP-USP e doutorado em Enfermagem pela EERP-USP. Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Atualmente, é docente da Faculdade de Medicina de Marília- FAMEMA, coordenadora do Programa de Desenvolvimento Docente, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação em Saúde.

Referências

Brasil. Ministério da saúde. (2010). Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento, 1-46.

Brasil. Conselho Nacional de Secretaria de Saúde. (2006). SUS: Avanços e desafios. 1ª edição, 1-46.

Brasil. Conselho Nacional de Secretaria de Saúde. (2006). SUS: Avanços e desafios. 1ª edição, 1-46.

Brasil. Ministério da Saúde. (2006). Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília – DF.

Coot CA, Mandoda S, Landry MD., Models of integrating Physical Therapists into Family health teams in Ontario, Canada: Challngens and Opportunities. Physiotherapy Canada, v.63, n3. Canadá, 2011.

Ayres, J. R.C.M. (2009). Organização das Ações de Atenção à Saúde: modelos e práticas. Saúde & Sociedade, 18 – 2.

Teixeira C. F. S. Vilas Boas A. L. Q. (2013) Modelos de atenção à saúde no SUS: transformação, mudança ou conservação? Universidade Federal da Bahia, [dissertação] Universidade Federal da Bahia.

Neuwald MF, Alvarenga, LF, Fisioterapia e educação em saúde: investigando um serviço ambulatorial do SUS. Boletim da Saúde, v.19, n02. Porto Alegre, Julho/Dez 2005.

Grandes G, Sanchez A, Cortada JM, Balague L, Caderon C, Arrazola A, Vergara I, Millam E. Is integration of healthy promotion into primary care feasible? Discussion and consesus sessions between

clinicians and researchers. BMC Health Services Research, v08, n213, 2010.

Souza, C. A. Iris C. C. (2010). O SUS nos seus 20 anos: reflexões num contexto de mudanças. Saúde Soc. 19(3), 509-517.

Minayo, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. (13a ed.) São Paulo, SP. HUCITEC.

Marília, (2014). Secretaria de Saúde Municipal. Plano Municipal de Saúde: 2014 – 2017. 1 – 127.

Trad, L. A. B. (2009). Grupos Focais: conceitos, procedimentos e reflexões em experiências com o uso da técnica em pesquisa de saúde. Revista de Saúde Coletiva, 19(3). 777-796. Rio de Janeiro, RJ.

Silva, M. C. (2012). Grupo focal em pesquisa qualitativa sobre leituras com jovens. Educar em Revista. (43). 173 – 188. Curitiba, PR.

Campos, R. T. O., Miranda, L., Gama, C. A. P., Ferrer, A. L., Alberto, R.D., Gonçalves, L. & Trapé, T. L. (2010). Oficinas de Construção de Indicadores e Dispositivos de Avaliação: Uma nova técnica de Consenso. Estudos e Pesquisa em Psicologia. 1 (10). 221 - 241. Rio de Janeiro, RJ.

Gomes, R. A. (2001) Análise de Dados em Pesquisa Qualitativa. In: Minayo M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (19a ed.) Petrópolis, RJ.Vozes.

Valença, T.D.C. (2011). Cuidar da família: a formação do fisioterapeuta para o alcance dos cuidados à pessoa idosa em estado de fragilidade no contexto domiciliário. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/PPGES, Jequié (BA).

Pinafo, E., Nunes, E. F. P. A., González, A. D. & Garanhani, M. L. (2011) Relação entre concepções e práticas de educação em saúde na visão de uma equipe de saúde da família. Trabalho Educação e Saúde. 9 (2). 201 – 221. Rio de Janeiro, RJ.

Coutinho, A.T., Popim, R.C., Carregã, K., Spiri, W.C. (2013). Integralidade do cuidado com o idoso na estratégia de saúde da família: visão de equipe. Esc Anna Nery. 17(4). 628-637.

Oliveira, J.S.B., Suto, C.S.S., Silva, R.S. (2016) Tecnologias leves como práticas de enfermagem na atenção básica. Rev. Saúde.com. 12(3). 613-621.

Norman, A.H., Tesser, C.D. (2015) Access to healthcare

in te Family Health Strategy: balance between same day access and prevention/health promotion. Saúde Soc. 21(1).

Andrade, S.R., Mello, A.L.S.F., Locks, M.T.R., Mattia, D., Hoeller, F., Erdmann, A.L. (2013) Melhores práticas na atenção básica à saúde e os sentidos da integralidade. Esc Anna Nery. 17(4). 620-627.

Barbosa, F.I., Vilela, G.S., Moraes, J.T., Azevedo, L.S., Marasan, M.R. (2010). Caracterização das práticas de educação em saúde desenvolvidas por enfermeiros em um município do centro-oeste mineiro. Rev. Min. Enferm.14(2): 195-203.

Aquino, A.C. (2015) Humanização e atuação do fisioterapeuta na atenção básica: uma revisão integrativa. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande (PB).

Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. (1987). Resolução 80, de 9 de maio de 1987.

Brasil. Ministério da Saúde. (2010). Diretrizes para a organização das RAS no âmbito do SUS. Brasil.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria SAS/MS nº661, de 02 de dezembro de 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. (2010). Portaria nº 4.279, de 30/12/2010.

Ritt. P.A.Q. (2014) Projeto Terapêutico Singular. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis (SC).

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

Del Antoni, A. C. F. T., Tonhom, S. F. da R., & Chirelli, M. Q. (2017). Cuidado ao idoso na atenção básica: práticas de educação em saúde do fisioterapeuta. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 29, 5–15. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p5