Percepção docente sobre a integralidade na atenção primária à saúde no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Thiago Luccas Correa dos Santos Gomes Faculdade de Medicina de Marília
  • Elza de Fátima Ribeiro Higa Faculdade de Medicina de Marília
  • Antônio Henrique Rodrigues Passos Faculdade de Medicina de Marília
  • Márcia Aparecida Padovan Otani Faculdade de Medicina de Marília
  • Bernardino Geraldo Alves Souto Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p148

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Integralidade em Saúde, Educação em Saúde, Gestão em Saúde, Assistência Integral à Saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar a compreensão sobre a Integralidade na perspectiva dos docentes de enfermagem e medicina inseridos na Atenção Primária à Saúde (APS). Métodos: Pesquisa com abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa que envolve Seres Humanos da Faculdade de Medicina de Marília. Participaram oito docentes, por meio de entrevista e os dados foram interpretados pela Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Resultados: Emergiram três categorias analíticas: na Unidade de Prática Profissional (UPP) a integralidade é desenvolvida no cuidado das pessoas, famílias e comunidades, refletida junto à equipe de saúde; dificuldade de problematização para desenvolvimento da integralidade na UPP e foco na doença. Conclusão: Vislumbra-se o ensino-aprendizagem tendo em vista o cuidado na perspectiva da integralidade.

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

Gomes, T. L. C. dos S., Higa, E. de F. R., Passos, A. H. R., Otani, M. A. P., & Souto, B. G. A. (2017). Percepção docente sobre a integralidade na atenção primária à saúde no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 29, 148–155. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p148