Ações educativas em saúde: uma proposta da terapia ocupacional para pessoas portadoras de dermatoses - doi:10.5020/18061230.2004.p72

Autores

  • Maria Hercília Dias da Paz Universidade de Fortaleza
  • Raimunda Magalhães da Silva Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/681

Palavras-chave:

Ações Educativas em Saúde, Terapia Ocupacional, Dermatoses

Resumo

As dermatoses ocupacionais de contato e psicossomáticas desempenham papel de importância crescente nas sociedades, afetando os diferentes grupos etários e sociais, sem explicar um único nexo causal Trata-se de um relato de experiência, vivenciado na prática da Disciplina de Dermatologia, com alunos do Curso de Graduação de Terapia Ocupacional de uma Universidade paticular, sendo realizado na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza-Ce, no departamento da Clínica I– Dermatologia, o qual atende pessoas portadoras de dermatoses, nos setores de ambulatório e internação. A proposta é composta de princípios teórico e filosófico, modelo metodológico com abordagem humanista e holística, necessárias para dar suporte à realização da técnicas e atividades terapêuticas aplicadas no tratamento, reabilitação das pessoas com dermatoses e ainda favorecer a criação de estratégias inovadoras para melhoria do ensino e produção do conhecimento científico, numa abordagem interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Maria Hercília Dias da Paz, Universidade de Fortaleza

Mestra em Educação em Saúde pela UNIFOR e professora Adjunta da mesma Universidade. Terapeuta Ocupacional da Associação Beneficente de Reabilitação (ABCR).

Raimunda Magalhães da Silva, Universidade de Fortaleza

Professora Doutora em Enfermagem e Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação em Saúde da UNIFOR.

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Publicado

2012-01-03

Como Citar

Paz, M. H. D. da, & Silva, R. M. da. (2012). Ações educativas em saúde: uma proposta da terapia ocupacional para pessoas portadoras de dermatoses - doi:10.5020/18061230.2004.p72. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 17(2), 72–78. https://doi.org/10.5020/681

Edição

Seção

Artigos Originais