Atendimento multiprofissional e interdisciplinar à clientela hipertensa - doi:10.5020/18061230.2004.p86

Zélia Maria de Sousa Araújo Santos

Resumo


Este trabalho objetiva descrever a experiência vivenciada em uma liga de hipertensão arterial que presta assistência multiprofissional e interdisciplinar à clientela hipertensa, que tem, como meta promover a qualidade de vida desta clientela, estendendo as ações preventivas à família e à comunidade. As atividades são agrupadas em quatro áreas: administrativa, educativa, assistencial e científica. As ações envolvem dois níveis: atendimento individualizado e educação em saúde em grupo. O processo de avaliação envolve medição da cobertura atingida, avaliação do desempenho da equipe, identificação da mudança de estilo de vida da clientela e apreciação de sua aderência ao tratamento. A experiência contribuiu para a construção do conhecimento e crescimento profissional e para a oferta de uma assistência adequada à clientela hipertensa, envolvendo a família e a comunidade.

Palavras-chave


Assistência. Enfermagem. Consulta. Hipertensão arterial.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/683

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Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza - Ceará - Brasil - e-ISSN: 1806-1230

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