Envenenamento por carbamato em crianças: estudo descritivo - doi:10.5020/18061230.2004.p193

Autores

  • Luiza Jane Eyre de Souza Vieira Universidade de Fortaleza
  • Ana Neri Dutra e Silva Instituto Dr. José Frota
  • Mirna Albuquerque Frota Universidade de Fortaleza
  • Vera Lígia Montenegro de Albuquerque Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/699

Palavras-chave:

Intoxicação exógena, Criança, Prevenção.

Resumo

O estudo teve como objetivo caracterizar as crianças menores que 5 anos atendidas por intoxicação exógena por carbamato (“chumbinho”) em um hospital de emergência e relacionar os sinais e sintomas detectados nesse tipo de envenenamento. Trata-se de estudo descritivo, tendo como amostra 65 crianças atendidas no período de 1998 a 2000, em Fortaleza, Ceará. Constatou-se que a faixa etária mais atingida foi de 1 a 3 anos, não se identificou diferença significativa entre os sexos. Os sinais e sintomas mais evidenciados foram miose, vômitos, sudorese e sialorréia e o tratamento predominante foi o uso do carvão ativado. Conclui-se, portanto, a necessidade de efetivar a educação em saúde despertando a sociedade para os riscos do uso inadequado do “chumbinho” no ambiente domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, Universidade de Fortaleza

Professora Titular do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Educação em Saúde da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Enfermeira do Instituto Dr. José Frota, Fortaleza-CE.

Ana Neri Dutra e Silva, Instituto Dr. José Frota

Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeira do Instituto Dr. José Frota, Fortaleza, CE.

Mirna Albuquerque Frota, Universidade de Fortaleza

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Educação em Saúde da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Enfermeira do Instituto de Prevenção a Desnutrição e a Excepcionalidade / IPREDE, Fortaleza, Ceará.

Vera Lígia Montenegro de Albuquerque, Universidade de Fortaleza

Professora Titular do Centro de Ciências da Saúde e do Mestrado em Educação em Saúde da Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Vieira, L. J. E. de S., Silva, A. N. D. e, Frota, M. A., & Albuquerque, V. L. M. de. (2012). Envenenamento por carbamato em crianças: estudo descritivo - doi:10.5020/18061230.2004.p193. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 17(4), 193–199. https://doi.org/10.5020/699

Edição

Seção

Artigos Originais