Compreensão sobre o atendimento humanizado em um ambulatório de odontologia da marinha

Klaus Almeida do Rosario Silva, Aldo Angelim Dias

Resumo


Objetivo: Compreender as diretrizes de ambiência e acolhimento da Política Nacional de Humanização sob a ótica dos cirurgiões-dentistas e usuários de um atendimento ambulatorial odontológico. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, conduzido de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, realizado na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), em Fortaleza, Brasil. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas, com cinco cirurgiões-dentistas e onze usuários do ambulatório de odontologia, por meio da técnica de análise de conteúdo para tratamento das entrevistas, emergindo, assim, duas categorias temáticas: Percepção dos profissionais: humanização, ambiência e acolhimento; Percepção dos usuários: humanização, ambiência e acolhimento. Resultados: Os cirurgiões-dentistas reconheceram a importância da associação da ambiência à tranquilidade e confiança e o acolhimento à escuta cuidadosa dos pacientes. Os usuários consideraram a ambiência satisfatória, articulando acolhimento à confiança. Poucas ressalvas, de ambas as partes, indicaram algum comprometimento das práticas de humanização, mau aproveitamento do espaço da sala de espera e demora no agendamento dos atendimentos. Conclusão: Há consenso entre os entrevistados sobre a satisfação com a ambiência e acolhimento no ambulatório, contudo, com algum comprometimento, devido à priorização de funções específicas do militarismo, tais como: serviços de segurança e formaturas militares.

Palavras-chave


Humanização da Assistência; Acolhimento; Odontologia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2019.8336

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Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza - Ceará - Brasil - e-ISSN: 1806-1230

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