Educação nutricional para pais e pré-escolares em uma creche

Ana Angélica Romeiro Cardoso, Maria Raquel da Silva Lima, Márcia Oliveira Coelho Campos

Resumo


Objetivo: Descrever uma experiência de educação nutricional por intermédio de uma fábula infantil trabalhada com pais e crianças em idade pré-escolar de uma creche pública. Síntese dos dados: A experiência ocorreu no dia 15 de maio de 2018, em que é comemorado o Dia Internacional da Família em uma creche pública no município de Fortaleza, Ceará. Houve a participação de 35 crianças, entre 2 a 4 anos, e de 30 adultos de ambos os sexos. A ação educativa desenvolveu-se a partir de uma apresentação adaptada da fábula infantil “Os três porquinhos”. Construiu-se um cartaz de três metros com material de tecido não tecido (TNT), que continha uma imagem das três casas dos porquinhos. As casas de palha, madeira e tijolos foram associadas aos alimentos ultraprocessados, processados e in natura, ou minimamente processados, respectivamente. Os alimentos escolhidos baseavam-se no novo Guia Alimentar para a População Brasileira. Na medida em que os pais/responsáveis chegavam, eram acolhidos com panfletos explicativos e convidados a aproximarem-se do cartaz. Em decorrência do modo lúdico apresentado, percebeu-se facilidade na interação do preceptor e dos acadêmicos com o público-alvo, despertando a curiosidade na associação das casas ao corpo humano em relação à importância da escolha dos alimentos, entendendo-se o ambiente escolar como um local possível para promoção de saúde. Conclusão: A educação nutricional é fundamental no ambiente escolar para a promoção da alimentação saudável. O desenvolvimento de atividades lúdicas é importante para despertar o interesse das crianças, favorecendo o aprendizado.

Palavras-chave


Educação Nutricional; Pré-escolares; Alimentação Saudável

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2019.8926

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