O cirurgião-dentista e o programa saúde da família na Microrregião II, Ceará, Brasil - doi:10.5020/18061230.2005.p70

Autores

  • Elza Filgueiras Facó Universidade de Fortaleza
  • Lívia Maria Oliveira Viana Universidade de Fortaleza
  • Virgínia de Andrade Bastos Universidade de Fortaleza
  • Sharmênia de Araújo Soares Nuto Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/909

Palavras-chave:

Cirurgião-dentista, Programa Saúde da Família, Mercado de Trabalho.

Resumo

O cirurgião-dentista, em virtude do delineamento dos currículos tradicionais de formação profissional que tendem a dar maior ênfase às práticas curativas, muitas vezes não é preparado adequadamente em sua formação para um trabalho preventivo satisfatório. O trabalho no Programa Saúde da Família - PSF desenvolve-se em uma área relativamente nova para a saúde bucal e daí surgiu o interesse de se avaliar o contentamento destes profissionais na realização de serviços voltados, em sua grande parte, para a prevenção e educação. Este estudo objetivou analisar o perfil do cirurgião-dentista no PSF, levando em consideração aspectos importantes como o tipo de trabalho desenvolvido e a satisfação dos profissionais em fazê-lo, a motivação dos dentistas neste programa e a qualificação profissional. A abordagem metodológica quantitativa foi usada nesta pesquisa e a amostra foi constituída de 18 entrevistas, envolvendo profissionais inseridos no PSF em dez municípios da Microrregião II – CE. O material de campo analisado despertou a atenção para diversos aspectos encontrados no desenvolvimento de suas atividades. Como pontos negativos destacaram-se os baixos salários, condições inadequadas de trabalho e falta de vínculo empregatício, determinado grande insatisfação. Os pontos positivos incluíram a promoção de ação multidisciplinar (trabalho em equipe) e a delimitação da clientela, com conseqüente melhoria de seu acompanhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Filgueiras Facó, Universidade de Fortaleza

Cirurgiã-dentista. Aluna do Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Lívia Maria Oliveira Viana, Universidade de Fortaleza

Cirurgiã-dentista pertencente ao Programa Saúde da Família do município de Apuiarés – CE. Aluna do Curso de Especialização em Saúde da Família da UNIFOR.

Virgínia de Andrade Bastos, Universidade de Fortaleza

Enfermeira aluna do Curso de Especialização em Saúde da Família na UNIFOR.

Sharmênia de Araújo Soares Nuto, Universidade de Fortaleza

Cirurgiã-dentista Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Odontologia Social do Curso de Odontologia da UNIFOR.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Facó, E. F., Viana, L. M. O., Bastos, V. de A., & Nuto, S. de A. S. (2012). O cirurgião-dentista e o programa saúde da família na Microrregião II, Ceará, Brasil - doi:10.5020/18061230.2005.p70. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 18(2), 70–77. https://doi.org/10.5020/909

Edição

Seção

Artigos Originais