Planejamento familiar: o que os adolescentes sabem sobre este assunto? - doi:10.5020/18061230.2006.p125

Autores

  • Ana Paula Alexandre Bié Programa Saúde da Família de Itatira-CE.
  • Maria Albertina Rocha Diógenes Universidade de Fortaleza
  • Escolástica Rejane Ferreira Moura Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/972

Palavras-chave:

Saúde do adolescente, Serviços de planejamento familiar, Anticoncepção, Sexo seguro.

Resumo

A gravidez na adolescência ocorre quase sempre de modo inesperado, podendo estar relacionada à desinformação sobre o uso dos métodos anticoncepcionais. Este estudo objetiva identificar o conhecimento de adolescentes sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos; descrever as fontes de informações sobre o assunto e verificar os benefícios da educação sexual com adolescentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada de março a abril de 2005, com dez adolescentes de uma escola municipal, em Itatira – CE. A coleta de dados deu-se através de entrevista semi-estruturada e entrevista grupal. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. O grupo foi composto por dez adolescentes na faixa etária de 14 a 19 anos. As categorias obtidas foram: conhecendo meu corpo e compreendendo minha sexualidade; planejar é preciso; sexo seguro e responsável e conhecer para se cuidar. Os adolescentes disseram que o planejamento familiar é um tema que deve ser introduzido na família através do diálogo, fazendo parte da educação dos filhos. Demonstraram pouco conhecimento sobre as especificidades dos diferentes tipos de contraceptivos, sendo o preservativo masculino o mais conhecido e mais eficaz. As formas de obtenção de informações sobre os anticoncepcionais assinaladas pelos adolescentes foram: a televisão, as revistas e os próprios amigos. As atividades grupais ampliaram o conhecimento dos jovens. Reforça-se a necessidade de expandir a educação sexual para os jovens, livre de atitudes preconceituosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Alexandre Bié, Programa Saúde da Família de Itatira-CE.

Especialista em Enfermagem Obstétrica. Enfermeira do Programa Saúde da Família de Itatira-CE.

Maria Albertina Rocha Diógenes, Universidade de Fortaleza

Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde da Mulher

Escolástica Rejane Ferreira Moura, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docente da Universidade Federal do Ceará, Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde da Mulher.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Bié, A. P. A., Diógenes, M. A. R., & Moura, E. R. F. (2012). Planejamento familiar: o que os adolescentes sabem sobre este assunto? - doi:10.5020/18061230.2006.p125. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 19(3), 125–130. https://doi.org/10.5020/972

Edição

Seção

Artigos Originais