Ensino de educação em saúde, interdisciplinaridade e Políticas Públicas -doi:10.5020/18061230.2006.p182

Autores

  • Maria Grasiela Teixeira Barroso Universidade Federal do Ceará
  • Neiva Francenely Cunha Vieira Universidade Federal do Ceará
  • Zulene Maria de Vasconcelos Varela Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/979

Palavras-chave:

educação, promoção da saúde, políticas pública.

Resumo

As diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação na área da saúde e textos sobre interdisciplinaridade, promoção/educação em saúde e políticas públicas serviram de base para a reflexão sobre a Educação em Saúde, que, nesse contexto, constitui-se área de conhecimento político-pedagógico porque seu saber e fazer têm sido historicamente determinados pelas condições sociais e econômicas que gestam as políticas públicas. O texto objetiva motivar os leitores a abrir um espaço psicopedagógico, cultural e operacional de caráter interdisciplinar para o desenvolvimento humano e, em decorrência, nutrir a esperança de contribuir para a promoção da qualidade de vida do ser humano. Consideramos que esse trabalho oferece uma contribuição valiosa para a reflexão de educadores e educandos comprometidos com o fortalecimento das políticas de saúde. É necessário que os docentes e discentes tenham liberdade para criar e aprender a ensinar nos diversos cenários e níveis do cuidar. Trata-se de assumir um compromisso social e ético para diminuir o fosso entre privilegiados e excluídos, de impregnar a vida profissional de um saber-ser, que inclui a arte de acolher o outro, o aprender a aprender pelo reexame contínuo, reflexivo e crítico dos conceitos aprendidos no mundo da informação. Conclui-se, enfim, com uma atitude alicerçada no domínio da ciência, vinculando-se a outras áreas que caracterizam a identidade do ser humano como dimensão transcendental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Grasiela Teixeira Barroso, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Professora Emérita. Livre- Docente.Titular do Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. FFOE/UFC.

Neiva Francenely Cunha Vieira, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Dra. PhD pela Universidade de Bristol. Professora do Departamento de Enfermagem FFOE/UFC

Zulene Maria de Vasconcelos Varela, Universidade Federal do Ceará

Professora Docente Livre do Departamento de Enfermagem FFOE/UFC.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Barroso, M. G. T., Vieira, N. F. C., & Varela, Z. M. de V. (2012). Ensino de educação em saúde, interdisciplinaridade e Políticas Públicas -doi:10.5020/18061230.2006.p182. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 19(3), 182–187. https://doi.org/10.5020/979

Edição

Seção

Perspectivas e Controvérsias