Prevalência do uso de álcool em estudantes de ensino médio - doi:10.5020/18061230.2011.p24

Autores

  • Italla Maria Pinheiro Bezerra Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Rafael Rufino Melo Paes de Andrade Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Caroline Antero Machado Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5020/2047

Palavras-chave:

Consumo de Bebidas Alcoólicas, Ensino, Estudantes.

Resumo

Objetivo: Determinar o uso de álcool entre alunos do ensino médio de uma escola em um Município do Ceará, Brasil. Métodos: Estudo do tipo descritivo, transversal e observacional, com abordagem quantitativa, realizado em uma escola pública com 166 estudantes do ensino médio, utilizando-se como instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado. Os dados foram organizados em tabelas e analisados segundo a literatura referente ao tema. Resultados: Evidenciou-se a prevalência do uso de álcool em 98 (59,0%) estudantes. O primeiro drinque ocorreu em 58 (59.2%) entrevistados entre os 13 e 15 anos, sendo em 51 (51,9%) destes motivado pela influência dos amigos. Caracterizou-se uma frequência do consumo de álcool mensal (uma ou duas vezes) em 73 pesquisados (72.5%) e em 24 (24.5%) destes houve prejuízo nas atividades escolares. Observou-se rastreamento positivo para abuso ou dependência de álcool em 37 estudantes (37%). Conclusão: A prevalência do uso de álcool apresentou-se semelhante a outros estudos, porém o rastreamento positivo para abuso ou dependência de álcool mostrou-se elevado em relação a outras populações estudadas, indicando a necessidade de intensificar os estudos e as políticas públicas para combater o alcoolismo.

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Publicado

2012-01-19

Como Citar

Bezerra, I. M. P., Andrade, R. R. M. P. de, Machado, C. A., & Machado, M. de F. A. S. (2012). Prevalência do uso de álcool em estudantes de ensino médio - doi:10.5020/18061230.2011.p24. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 24(1), 24–30. https://doi.org/10.5020/2047

Edição

Seção

Artigos Originais