A percepção dos estudantes de graduação sobre a atuação do “doutor palhaço” em um hospital universitário - doi: 10.5020/18061230.2012.s25

Autores

  • Gabriela Maia Mota UFC
  • Daniel Magalhães Coutinho Mota UFC
  • Márcia Maria Tavares Machado UFC
  • Rebecca Holanda Arrais UFC
  • Carla Pires Vieira de Oliveira UFC
  • Melissa do Santos Salgado UFC
  • Miliany Michelly Barreto de Souza UFC
  • Lorena de Holanda William UFC

DOI:

https://doi.org/10.5020/2241

Palavras-chave:

Terapia pela Arte, Humanização da Assistência, Comunicação, Educação Médica.

Resumo

Compreender como os estudantes percebem a humanização da saúde, bem como as contribuições do Projeto Y “doutores-palhaços” na formação acadêmica e na rotina hospitalar, identificando a relevância do grupo neste meio na construção de novos paradigmas. Métodos: Estudo envolveu dimensão qualitativa, com participação de acadêmicos de medicina/psicologia e estagiários da enfermaria pediátrica de um Hospital Universitário, Fortaleza – CE, Brasil. Foram realizadas, no período de março a julho de 2009, dez entrevistas individuais gravadas e transcritas na íntegra que foram analisadas por rede interpretativa, composta pelas categorias: conhecendo o Projeto Y: diferentes formas percebidas; atuação do Projeto Y no ambiente hospitalar: a percepção dessa estratégia na visão dos espectadores; a humanização na saúde: o olhar do futuro profissional. O referencial interpretativo contempla concepções relativas a atividades de promoção à saúde, embasadas na humanização da assistência, desempenhadas por estudantes de graduação em formação.Resultados: Os estudantes conheceram o Projeto Y a partir da observação das atividades realizadas nas enfermarias e ao perceberem os sorrisos das crianças durante a integração com os palhaços. Relatam que as visitas diminuem o estresse das crianças, dos acompanhantes e auxiliam na recuperação dos doentes, atua também na formação humanizada do profissional de saúde, considerada essencial, e contribui para a prática da multidisciplinaridade.Conclusões: Os entrevistados acreditam que o Projeto Y pode influenciar positivamente na formação do profissional de saúde, ampliando a prática interdisciplinar e proporcionando alívio à dor integral do paciente. Dessa forma, aprimora a comunicação daqueles que partilham o ambiente hospitalar e alivia o sofrimento humano.

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Publicado

2012-11-27

Como Citar

Mota, G. M., Mota, D. M. C., Machado, M. M. T., Arrais, R. H., Oliveira, C. P. V. de, Salgado, M. do S., Souza, M. M. B. de, & William, L. de H. (2012). A percepção dos estudantes de graduação sobre a atuação do “doutor palhaço” em um hospital universitário - doi: 10.5020/18061230.2012.s25. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 25(2 Sup), 25–32. https://doi.org/10.5020/2241

Edição

Seção

Artigos Originais