Ensino de hábitos posturais em crianças: história em quadrinhos versus teatro de fantoches

Autores

  • Ana Richelly Nunes Rocha Cardoso Centro Universitário Estácio do Ceará.
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará.
  • Jeanne Batista Josino Centro Universitário Estácio do Ceará.
  • Giselle Notini Arcanjo Centro Universitário Estácio do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.5020/2577

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Postura, Prevenção Primária.

Resumo

Objetivo: Comparar a efetividade das histórias em quadrinhos e do teatro de fantoches na aprendizagem de hábitos posturais em crianças na idade escolar. Métodos: Estudo de campo, de caráter longitudinal e quantitativo, realizado em uma escola privada localizada no município de Caucaia-CE-Brasil, durante o período de fevereiro a novembro de 2012. Os alunos foram divididos igualmente, de forma aleatória, em dois grupos: Grupo A, no qual as crianças receberam informações através da utilização da história em quadrinhos; e Grupo B, no qual as crianças receberam informações através da apresentação de um teatro de fantoches. As avaliações ocorreram em dois momentos: antes e 2 meses após as intervenções educativas. As variáveis estudadas foram a avaliação da postura corporal e o conhecimento dos hábitos posturais corretos. Resultados: Participaram do estudo 52 crianças de ambos os gêneros. Observamos que tanto as crianças do Grupo A como as do Grupo B aprenderam sobre os hábitos posturais corretos. No Grupo A, apenas 23% (n=6) tiveram alguma dificuldade no entendimento das imagens e 58% (n=15) afirmaram que melhoraram a forma de andar e sentar. No Grupo B, 12% (n=13) relataram que tiveram alguma dificuldade no entendimento da linguagem e 50% (n=13) que melhoraram a forma de andar e sentar. Conclusão: Os achados deste estudo revelaram que as duas formas de estratégia mostraram-se efetivas para ensinar e fixar conceitos sobre os hábitos posturais corretos. doi: 10.5020/18061230.2014.p319

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Publicado

2014-12-22

Como Citar

Cardoso, A. R. N. R., de Vasconcelos, T. B., Josino, J. B., & Arcanjo, G. N. (2014). Ensino de hábitos posturais em crianças: história em quadrinhos versus teatro de fantoches. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 27(3), 319–326. https://doi.org/10.5020/2577

Edição

Seção

Artigos Originais