Educação em saúde sobre vulvovaginites para mulheres atendidas em um centro de saúde da família

Autores

  • Renata Soares Morais Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Maria Eliane de Sousa Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Samy Loraynn Oliveira Moura Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Germana Maria da Silveira Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Marcelo dos Santos Feitoza Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Denise Tomaz Aguiar Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

DOI:

https://doi.org/10.5020/2734

Palavras-chave:

Vulvovaginite, Exame Ginecológico, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: Desenvolver ações educativas, visando à construção de conhecimento acerca das vulvovaginites, identificando o conhecimento adquirido e o desejo de mudança de atitude após as ações. Métodos: Pesquisa descritiva e qualitativa, realizada no Centro de Saúde da Família (CSF) Maria Adeodato, no município de Sobral-CE, no período de março a maio de 2013. Realizaram-se 10 ações educativas sobre vulvovaginites com mulheres atendidas no CSF, sendo abordadas temáticas diferentes. Cada ação foi estruturada em três momentos: diagnóstico do conhecimento prévio, ação educativa com o conteúdo a ser trabalhado e avaliação após a intervenção. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, para identificação das participantes, e grupo focal, para as etapas de diagnóstico e avaliação, sendo os conteúdos analisados por meio de categorias temáticas. Resultados: Foram contempladas oito participantes, com idade entre 48 e 55 anos, escolaridade entre 1º ano do ensino fundamental e fundamental completo, a maioria solteira, com no mínimo cinco filhos, e que não realizavam o exame ginecológico com frequência. As categorias de análise geradas foram denominadas de “conhecimento das mulheres sobre o corpo e a sua higiene íntima”, “prevenção e controle de vulvovaginites” e “percepção das mulheres sobre exame ginecológico”. Percebeu-se que as participantes do estudo desconheciam a terminologia “vulvovaginite”, bem como sinais, sintomas e meios de transmissão da doença, ou tinham apenas um breve conhecimento sobre o assunto.Conclusão: Após as ações educativas, identificou-se a aquisição de conhecimento pelas participantes e expressões que indicaram o desejo de mudança. doi: 10.5020/18061230.2014.p513

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Biografia do Autor

Renata Soares Morais, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Centro de Ciências da Saúde, Curso de graduação em Enfermagem

Maria Eliane de Sousa Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Centro de Ciências da Saúde, Curso de graduação em Enfermagem

Samy Loraynn Oliveira Moura, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Centro de Ciências da Saúde, Curso de graduação em Enfermagem

Germana Maria da Silveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Centro de Ciências da Saúde, Curso de graduação em Enfermagem

Marcelo dos Santos Feitoza, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Centro de Ciências da Saúde, Curso de graduação em Enfermagem

Denise Tomaz Aguiar, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Centro de Ciências da Saúde, Curso de graduação em Enfermagem

Referências

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Publicado

2015-05-27

Como Citar

Morais, R. S., Albuquerque, M. E. de S., Moura, S. L. O., da Silveira, G. M., Feitoza, M. dos S., & Aguiar, D. T. (2015). Educação em saúde sobre vulvovaginites para mulheres atendidas em um centro de saúde da família. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 27(4), 513–517. https://doi.org/10.5020/2734

Edição

Seção

Artigos Originais