Vulnerabilidade no desenvolvimento da criança: influência das iniquidades sociais

Autores

  • Daniel Ignacio da Silva Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, USP
  • Liliana Muller Larocca Universidade Federal do Paraná
  • Maria Marta Nolasco Chaves Universidade Federal do Paraná
  • Verônica de Azevedo Mazza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2015.p58

Palavras-chave:

Vulnerabilidade em Saúde, Desenvolvimento Infantil, Saúde da Criança, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Conhecer a compreensão do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família sobre a vulnerabilidade no desenvolvimento da criança. Métodos: Pesquisa exploratória qualitativa realizada com 39 enfermeiros, que atuavam em Unidades de Saúde com Estratégia Saúde da Família em Curitiba, Paraná, Brasil. O estudo ocorreu no período de setembro de 2011 a dezembro de 2012. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, e como referencial metodológico, a hermenêutica dialética, de qual análise emergiram as categorias empíricas: precariedades na inserção social das famílias, iniquidades na ocupação do solo, e dificuldades de acesso à proteção e promoção social e suas contradições. Resultados: O enfermeiro da Estratégia Saúde da Família compreende como elementos de vulnerabilidade no desenvolvimento da criança, as iniquidades sociais: baixa escolaridade dos pais, desemprego, baixa renda; ausência de saneamento básico, situação precária da estrutura das construções, e falta de acesso à profissionalização, programas sociais, e vagas nas creches. Conclusão: O enfermeiro compreende que a vulnerabilidade no desenvolvimento infantil está relacionada a elementos de ordem socioeconômica e sua compreensão da vulnerabilidade extrapola os componentes biológicos e individuais a respeito do desenvolvimento infantil.

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Biografia do Autor

Daniel Ignacio da Silva, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, USP

Atualmente é doutorando em Enfermagem (Área de concentração - Cuidado em Saúde) pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP (2014-2018) na área de Saúde da Criança. Possui Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2012), Aperfeiçoamento em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (2010), Especialização lato sensu em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná (2005), e Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP (2002) . Atua no Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde Infantil da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Saúde Coletiva, Epidemiologia em DST/AIDS, Saúde da Família e Saúde Materno-infantil.

Liliana Muller Larocca, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná e membro do NESC (Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: saúde coletiva, epidemiologia e história da saúde

Maria Marta Nolasco Chaves, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1983),especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem USP-SP (2010). É professora adjunta da Universidade Federal do Paraná, Departamento de Enfermagem - área de concentração Saúde Coletiva. Tem experiência na assistência de enfermagem na atenção básica à saúde e atualmente dedica-se à docência e a pesquisa na área de saúde coletiva. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC-pesq)

Verônica de Azevedo Mazza, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto, lotada no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Ministra disciplina na área de saúde da criança. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPR, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Coordenadora adjunta do Programa PET Saúde UFPR/Colombo. Doutora pela Escola de Enfermagem da USP, na área de saúde coletiva (2007). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da família e da criança, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, enfermagem, Saúde da criança, metodologia da assistência, comunicação, Educação à distância.

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Publicado

2015-03-18

Como Citar

da Silva, D. I., Larocca, L. M., Chaves, M. M. N., & Mazza, V. de A. (2015). Vulnerabilidade no desenvolvimento da criança: influência das iniquidades sociais. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 28(1), 58–66. https://doi.org/10.5020/18061230.2015.p58

Edição

Seção

Artigos Originais