Avaliação de materiais educativos direcionados para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança

Autores

  • Hitallo Lima Silva centro universitário estácio de ceará http://orcid.org/0000-0002-8522-9124
  • Flávia Helena Germano Bezerra centro universitário estácio de ceará
  • Ismênia de Carvalho Brasileiro centro universitário estácio de ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2017.6358

Palavras-chave:

Recursos Materiais em Saúde, Criança, Desenvolvimento Infantil, Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: Avaliar na literatura materiais educativos desenvolvidos de modo impresso ou on-line que sejam direcionados para promoção, prevenção ou intervenção sobre o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Métodos: Tratou-se de um estudo de revisão integrativa, em que foram pesquisados artigos nos idiomas português e inglês nas bases de dados biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico (GA), Biblioteca Regional de Medicina (Bireme), Physiotherapy evidence database (Pedro) e PubMed, entre janeiro e março de 2017, com os termos cartilha (booklet), criança (children) e desenvolvimento motor (motor development). Após leitura de títulos e resumos, e tomando como base os princípios de uma revisão integrativa, foram excluídos 7224 estudos por não contemplarem os critérios solicitados, permanecendo uma amostra de 8 artigos. Resultados: Os estudos que realizaram a avaliação e análise de cartilhas educativas mostraram que esses materiais têm respostas positivas como um instrumento adequado para auxiliar pais, famílias, estudantes e profissionais de saúde nas atividades de educação em saúde. Observou-se que a intervenção precoce realizada pelos familiares teve resultados positivos relacionados à evolução da criança, afetando seu desenvolvimento linguístico e motor nos casos estudados. Conclusão: As evidências científicas apontam que os materiais educativos em saúde elaborados para orientação de pais e profissionais de saúde sobre a estimulação do desenvolvimento infantil são considerados claros, objetivos e eficientes.

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Publicado

2017-09-29

Como Citar

Silva, H. L., Bezerra, F. H. G., & Brasileiro, I. de C. (2017). Avaliação de materiais educativos direcionados para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 30(3). https://doi.org/10.5020/18061230.2017.6358

Edição

Seção

Artigos de Revisão