Avaliar e ser avaliado: uma experiência na elaboração de projetos de pesquisa - doi:10.5020/18061230.2005.p165

Autores

  • Annatália Meneses de Amorim Gomes Universidade de Fortaleza
  • Egmar Longo Araújo de Melo Universidade de Fortaleza
  • Renan Magalhães Montenegro Júnior Universidade de Fortaleza
  • Raimunda Magalhães da Silva Universidade de Fortaleza
  • Marilyn Kay Nations Universidade de Fortaleza
  • Carlos Antonio Bruno da Silva Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/939

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino, Aprendizagem, Pesquisa qualitativa.

Resumo

A avaliação é uma das funções principais do processo de trabalho de qualquer natureza e visa transformar e integrar os participantes por meio da ampliação de suas perspectivas. O objetivo deste estudo surgiu a partir da vivência dos alunos de uma disciplina do Mestrado em Educação em Saúde, da Universidade de Fortaleza, em avaliação de projetos de pesquisa e visou identificar a percepção dos estudantes sobre esse processo e as mudanças ocorridas a partir dessa experiência. Tratou-se de um estudo descritivo, realizado por meio de questionário com perguntas abertas respondido por 17 alunos desse mestrado, ao final da disciplina Seminário de Pesquisa II. Os resultados foram processados e examinados com base na análise de conteúdo e agrupados em cinco categorias: sentimentos ao avaliar; sentimentos ao ser avaliado; atitudes; método para avaliação e mudanças. No ato de avaliar, predominaram sentimentos de crescimento, responsabilidade e satisfação. Ao serem avaliados, a maioria exibiu medo, estresse, insegurança e dificuldade para ouvir as críticas. Na posição de “ser avaliado”, preponderou um posicionamento crítico, imparcial e objetivo. A metodologia de avaliação dos projetos foi considerada satisfatória por 100% dos mestrandos. Dentre as mudanças ocorridas, destacaram-se maior aceitação da crítica, o exercício da humildade e a oportunidade de colocar-se no lugar do outro. O processo de ensino-aprendizagem adotado estimulou a reflexão crítica e autocrítica entre os alunos, possibilitando o aprendizado prático, a melhoria nos projetos de pesquisa e amadurecimento pessoal e profissional, consolidando-se como uma importante estratégia educacional na formação de pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annatália Meneses de Amorim Gomes, Universidade de Fortaleza

Psicóloga, Mestranda em Educação em Saúde, Universidade de Fortaleza, bolsista da FUNCAP

Egmar Longo Araújo de Melo, Universidade de Fortaleza

Fisioterapeuta, Mestranda em Educação em Saúde, Universidade de Fortaleza, bolsista da CAPES.

Renan Magalhães Montenegro Júnior, Universidade de Fortaleza

Médico, Professor Titular do Mestrado em Educação em Saúde, Universidade de Fortaleza.

Raimunda Magalhães da Silva, Universidade de Fortaleza

Enfermeira, Professora Titular do Mestrado em Educação em Saúde, Universidade de Fortaleza.

Marilyn Kay Nations, Universidade de Fortaleza

Antropóloga, Professora Titular do Mestrado em Educação em Saúde, Universidade de Fortaleza.

Carlos Antonio Bruno da Silva, Universidade de Fortaleza

Médico, Professor Titular do Mestrado em Educação em Saúde, Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Gomes, A. M. de A., Melo, E. L. A. de, Montenegro Júnior, R. M., Silva, R. M. da, Nations, M. K., & Silva, C. A. B. da. (2012). Avaliar e ser avaliado: uma experiência na elaboração de projetos de pesquisa - doi:10.5020/18061230.2005.p165. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 18(4), 165–170. https://doi.org/10.5020/939

Edição

Seção

Artigos Originais