Análise epidemiológica do câncer de colo de útero em serviço de atendimento terciário no Ceará – Brasil - doi:10.5020/18061230.2005.p205

Autores

  • Tatiane Gomes Guedes Prefeitura Municipal de Fortaleza
  • Augediva Maria Jucá Pordeus Universidade de Fortaleza
  • Maria Albertina Rocha Diógenes Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/945

Palavras-chave:

Neoplasias Uterinas, Epidemiologia, Prevenção primária.

Resumo

Estudo epidemiológico do tipo descritivo, desenvolvido no Hospital do Câncer do Ceará, objetivando identificar o perfil sócio-demográfico das pacientes com diagnóstico de câncer de colo uterino, no período de 2000 a 2002, bem como analisar as características do tumor e os tipos de tratamento a que elas foram submetidas. Estudaram-se os registros de 1085 mulheres tratadas com diagnóstico de câncer de colo uterino. A coleta de dados deu-se por meio do Sistema de Informações do Registro Hospitalar de Câncer – SISRHC. Os resultados evidenciaram que 65,3% das mulheres acometidas por câncer de colo uterino, atendidas na instituição, encontravam-se na faixa etária de 40 a 69 anos de idade. No que se refere ao grau de instrução, predominaram, com 74,2%, as analfabetas ou as que possuíam apenas o ensino fundamental incompleto, sendo a profissão de doméstica a mais freqüente (62,2%). O principal método diagnóstico empregado foi a histopatologia (98,8%). Mais da metade das pacientes apresentava o tumor na fase de estadiamento II e III, 24,5% e 28,9%, respectivamente. O tratamento de escolha mais aplicado foi a radioterapia (39,7%). As pacientes, em estudo, possuíam um baixo nível de escolaridade, um estadiamento avançado no momento do diagnóstico, diminuindo as suas possibilidades de cura e a sobrevida. Os resultados sugerem a necessidade de reestruturação dos programas de rastreamento, por meio da implantação de ações para a detecção precoce da doença e de suas lesões precursoras, diminuindo assim, a incidência e a mortalidade do câncer de colo de útero em nosso meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Gomes Guedes, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Enfermeira da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Membro do Registro de Câncer de Base Populacional de Fortaleza.

Augediva Maria Jucá Pordeus, Universidade de Fortaleza

Enfermeira, Doutora. Professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza. Técnica do Núcleo de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Maria Albertina Rocha Diógenes, Universidade de Fortaleza

Enfermeira, Doutora. Professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza. Enfermeira do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Guedes, T. G., Pordeus, A. M. J., & Diógenes, M. A. R. (2012). Análise epidemiológica do câncer de colo de útero em serviço de atendimento terciário no Ceará – Brasil - doi:10.5020/18061230.2005.p205. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 18(4), 205–210. https://doi.org/10.5020/945

Edição

Seção

Artigos Originais