Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros na promoção à saúde do adolescente - doi:10.5020/18061230.2006.p240

Autores

  • Valdicleibe Lira de Amorim Universidade Estadual do Ceará
  • Neiva Francenely Cunha Vieira Universidade Federal do Ceará
  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro Universidade de Pernambuco
  • Maria do Socorro Mendonça Sherlock Universidade Federal do Ceará
  • Maria Grasiela Teixeira Barroso Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.5020/989

Palavras-chave:

Enfermagem, Promoção da Saúde, Adolescente

Resumo

A adolescência traduz-se pelo desenvolvimento biopsicossocial, delimitada pela faixa entre 10 e 19 anos que, em geral, se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina com a inserção social, profissional e econômica. Os adolescentes possuem necessidades em saúde que são geradas no âmbito da sociedade, definindo-se e transformando-se a partir da interação com seus diversos componentes econômicos, institucionais, políticos, éticos, culturais e físico-ambientais. Esse estudo teve como objetivo analisar, as práticas educativas direcionadas à promoção de saúde de adolescentes, por meio de estudo documental de trabalhos publicados no período de 1999 a 2005, em periódicos de enfermagem, com ênfase em estudos empíricos e relatos de experiência envolvendo formação de grupos, e identificar os principais procedimentos teóricos e metodológicos nas ações educativas adotadas nestes estudos. Os resultados revelaram que apenas seis artigos, nos quais os enfermeiros afirmaram fundamentar suas práticas educativas com adolescentes em referenciais teóricos, valorizaram a participação ativa dos adolescentes, a reflexão crítica, a criatividade e saberes formais e não formais, visando atingir transformação em suas relações. Dessa forma, inferimos que existe um número muito restrito de publicações sobre o tema, considerando a elevada vulnerabilidade e dependência deste grupo etário quanto a sua sexualidade e exposição à situação de conflito

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Biografia do Autor

Valdicleibe Lira de Amorim, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmica de Enfermagem do 9º semestre DENF/FFOE/UFC. Bolsista PIBIC/CNPq.

Neiva Francenely Cunha Vieira, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/DENF/FFOE/UFC. PhD pela Universidade de Bristol (Inglaterra).

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Universidade de Pernambuco

Enfermeira do HUOC-PE, Profª da FENSG da Universidade de Pernambuco, Bolsista PQI/CAPES.

Maria do Socorro Mendonça Sherlock, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Professora Adjunta do Programa de pós-graduação latu sensu DENF/FFOE/UFC.

Maria Grasiela Teixeira Barroso, Universidade Federal do Ceará.

Enfermeira, Doutora., Coordenadora do Projeto de Pesquisa Educação em Saúde no Contexto da Promoção Humana - CNPq. Protocolo 551326/2002/6

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Publicado

2012-01-04

Como Citar

Amorim, V. L. de, Vieira, N. F. C., Monteiro, E. M. L. M., Sherlock, M. do S. M., & Barroso, M. G. T. (2012). Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros na promoção à saúde do adolescente - doi:10.5020/18061230.2006.p240. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 19(4), 240–246. https://doi.org/10.5020/989

Edição

Seção

Artigos de Revisão