Ações em saúde auditiva escolar no município de Sobral-CE: percepção de fonoaudiólogos - doi: 10.5020/18061230.2012.p228

Autores

  • Rafaela Bezerra Façanha Correia
  • Joyce Monte Silva Coelho UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5020/2234

Palavras-chave:

Audição, Saúde Escolar, Promoção da Saúde.

Resumo

nalisar as ações em saúde auditiva escolar desenvolvidas no Projeto Escuta Sobral. Métodos: Estudo do tipo qualitativo, realizado no Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA) do Município de Sobral – Ceará, Brasil, no período de abril a junho de 2010. Participaram a coordenadora do projeto Escuta Sobral e quatro fonoaudiólogas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, que atuam em parceria com o projeto. A coleta de dados realizou-se através de uma entrevista semiestruturada, adotando a técnica de análise de conteúdo, de acordo com a convergência das falas, nas quais emergiram as categorias: ações em saúde auditiva do escolar; benefícios das ações; dificuldades nodesenvolvimento das ações e mudanças para aperfeiçoar as ações. Resultados: De acordo com o discurso das fonoaudiólogas, percebe-se que há o desenvolvimento de ações em saúde auditiva escolar centralizadas na promoção à saúde, prevenção e identificação precoce de perda auditiva. No entanto, pontos falhos foram apontados, principalmente em relação à capacitação dos professores, parceria fonoaudiólogo e escola, atendimento otorrinolaringológico e espaço físico adequado. Conclusão: As ações em saúde auditiva escolar fazem parte da realidade do município de Sobral, embora, neste momento, ainda não plenamente. É necessário, portanto, a continuação destas ações, porém com algumas modificações quanto à elaboração de uma estrutura mais organizada, no intuito de possibilitar um atendimento de melhor qualidade aos escolares.

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Publicado

2012-11-26

Como Citar

Correia, R. B. F., & Coelho, J. M. S. (2012). Ações em saúde auditiva escolar no município de Sobral-CE: percepção de fonoaudiólogos - doi: 10.5020/18061230.2012.p228. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 25(2), 228–234. https://doi.org/10.5020/2234

Edição

Seção

Artigos Originais