Competências essenciais desenvolvidas por coordenadores de centros de saúde da família

Autores

  • Nayane Coelho Sales Universidade Estadual do Ceará
  • Marcelo Gurgel Carlos da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco José Maia Pinto Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/2473

Palavras-chave:

Avaliação de Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Administração de Serviços de Saúde.

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil dos coordenadores dos Centros de Saúde da Família (CSF) de Fortaleza-CE e a frequência do desenvolvimento das competências essenciais na gerência de seus serviços. Método: Estudo quantitativo, descritivo e analítico, realizado nos CSF de Fortaleza-CE, em 2012, com amostra composta por 30 CSF do município. Entrevistaram-se os coordenadores dos CSF e seus supervisores, além dos chefes de Distrito de Saúde (DS) das Secretarias Executivas Regionais (SER). Aplicou-se um questionário junto aos coordenadores referente a perfil epidemiológico, experiências profissionais anteriores, formação acadêmica e caracterização do vínculo empregatício. Por meio de uma escala, identificaram-se as competências e atividades desenvolvidas pela gerência: habilidades e atribuições. Aos chefes de DS, aplicou-se um recorte do questionário, e o teste Kappa identificou a concordância entre a frequência do relatado pelos chefes e os coordenadores. Resultados: Encontrou-se o perfil dos coordenadores formado por mulheres (n=25; 83%), com mais de 45 anos (n=19; 63,3%), graduadas em Enfermagem (n=12; 40%) e especialistas (n=18; 60%), com experiência anterior em área administrativa (n=20; 66,7%). As competências mais frequentes foram: tecnologias leves (n=20; 63,3%), gerência de materiais (n=24; 80%), aceitar diferenças (n=25; 83,3%) e trabalho em equipe (n=25; 83,3%). Não houve concordância (k=-0,418; p=0,014< 0,05) entre chefes e coordenadores. Conclusão: O perfil de coordenadores foi representado por mulheres com experiência anterior em atividades administrativas, capacitadas por meio de cursos de pós-graduação. Identificou-se alta frequência no desenvolvimento da maioria das competências essenciais, porém, a avaliação dos chefes de DS esteve abaixo do esperado. doi: 10.5020/18061230.2014.p389

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Biografia do Autor

Nayane Coelho Sales, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará, com atuação como enfermeira assistencial em clínica cirúrgica, obstétrica e serviços de urgência. Mestre em Saúde Pública, com produção científica concentrada nos temas: avaliação de serviços, saúde coletiva, clínica e dor crônica. Esteve ligada à disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva, tendo atuado como Monitora e participou do Grupo de Tecnologia para o Cuidado Clínico da Dor.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1977), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado em Economia da Saúde na Universidade de Barcelona. Atualmente, é professor titular da Universidade Estadual do Ceará, lecionando no Curso de Medicina, no Mestrado Acadêmico em Saúde Pública e no Doutorado em Saúde Coletiva AA UECE/UFC/Unifor, e médico-epidemiologista do Instituto do Câncer do Ceará. Foi professor titular da Faculdade de Medicina de Juazeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da saúde, processo seletivo, educação médica, epidemiologia e residência médica.

Francisco José Maia Pinto, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutor em Saúde Coletiva -USP/SP (2011). Doutorado no Instituto de Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Mestrado em Ciências em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1975), graduação em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (1978). Atualmente é professor adjunto 12 da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação institucional, nutrição, crianças, educação e profissionais de saúde.

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Publicado

2014-12-22

Como Citar

Sales, N. C., da Silva, M. G. C., & Pinto, F. J. M. (2014). Competências essenciais desenvolvidas por coordenadores de centros de saúde da família. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 27(3), 389–397. https://doi.org/10.5020/2473

Edição

Seção

Artigos Originais