Estratégias de promoção da saúde: diagnóstico situacional em escolas do ensino fundamental

Autores

  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Camila Scheifer Schenberger Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pauline Friederike Warkentin Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Márcia Helena Baldani Pinto Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5020/2678

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Política Populacional, Instituições Acadêmicas.

Resumo

Objetivo: Identificar a existência de ações promotoras de saúde em escolas públicas e privadas. Métodos: Estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, realizado de junho de 2012 a junho de 2013 com 10 gestores institucionais de escolas de ensino fundamental das redes pública e privada, em Ponta Grossa-PR. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da análise de conteúdo, emergindo categorias temáticas. Resultados: Quanto à alimentação, a supervisão ocorre por meio de nutricionistas em ambas as escolas. As escolas privadas dão um enfoque teórico, enquanto as públicas põem em prática as orientações sobre os cuidados pessoais. Com respeito ao acesso à saúde, as escolas públicas disponibilizam atendimento aos seus alunos através da Secretaria de Saúde do município, enquanto nas privadas as próprias escolas oferecem atendimento. Apurou-se também que na rede privada contempla o desenvolvimento humano e social em sua totalidade. Em termos de estrutura, foi priorizada a acessibilidade, nas quais ambas as escolas realizaram adaptações necessárias. No quesito segurança, as escolas dispõem de câmeras de monitoramento, no entanto, a violência e o vandalismo são mais comuns nas públicas. Conclusão: As instituições realizam práticas de promoção de saúde, porém, observaram-se importantes diferenciações entre ambas, em especial no âmbito dos cuidados pessoais e do desenvolvimento social e humano. Sugere-se uma aproximação entre as redes públicas e privadas, a fim de realizarem um trabalho interinstitucional, visando à melhoria da promoção da saúde dos alunos doi:10.5020/18061230.2014.p169

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Biografia do Autor

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP. Professor Adjunto, Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, Paraná

Camila Scheifer Schenberger, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Aluna de graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, Paraná

Pauline Friederike Warkentin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Aluna de graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, Paraná

Márcia Helena Baldani Pinto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cirurgiã-dentista. Doutora em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública-USP. Professor Adjunto, Departamento de odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, Paraná

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Publicado

2014-11-11

Como Citar

Fadel, C. B., Schenberger, C. S., Warkentin, P. F., & Pinto, M. H. B. (2014). Estratégias de promoção da saúde: diagnóstico situacional em escolas do ensino fundamental. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 27(2), 169–176. https://doi.org/10.5020/2678

Edição

Seção

Artigos Originais