A promoção da saúde na “terra do nunca”: uma experiência interdisciplinar

Autores

  • Camila Irigonhé Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS - Porto Alegre (RS) - Brasil
  • Chandra da Silveira Langoni Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS - Porto Alegre (RS) - Brasil
  • Fernanda Brenner Morés Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS - Porto Alegre (RS) - Brasil
  • Júlia Schneider Hermel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS - Porto Alegre (RS) - Brasil
  • Luciana Balestrin Redivo Drehmer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS - Porto Alegre (RS) - Brasil
  • Marcele Peretto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS - Porto Alegre (RS) - Brasil
  • Tatiana Stürmer Badalotti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS - Porto Alegre (RS) - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5020/2953

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Ação Intersetorial, Pré-Escolar.

Resumo

Objetivo: Apoiar a formação pessoal e interpessoal das crianças pré-escolares por meio do cuidado infantil e da saúde em seu conceito ampliado. Síntese dos dados: A Estratégia de Saúde da Família, modelo de atenção vigente no Brasil, aprofunda a territorialização e prioriza ações de promoção da saúde – que devem ir além do serviço – utilizando-se dos espaços comunitários existentes, dentre eles, a escola. Nesse contexto, a equipe do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade desenvolveu, nos anos de 2009 e 2010, um projeto em uma escola de educação infantil conveniada com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS. Trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo que descreve as atividades de promoção da saúde com 48 crianças, com idade entre 4 e 6 anos. Conclusão: Ao final das atividades, pôde-se inferir que as crianças desenvolveram a possibilidade de estabelecer relações de cuidado em saúde, as quais puderam ser analisadas por meio do comportamento. O vínculo estabelecido entre os alunos, as residentes e o uso de técnicas lúdicas foi a ferramenta para facilitar o trabalho, através do qual é possível refletir sobre o conceito ampliado de saúde, baseado em uma proposta de promoção da saúde nas escolas por meio de uma ação interdisciplinar e intersetorial. doi:10.5020/18061230.2013.p436

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Publicado

2014-05-12

Como Citar

Ramos, C. I., Langoni, C. da S., Morés, F. B., Hermel, J. S., Drehmer, L. B. R., Peretto, M., & Badalotti, T. S. (2014). A promoção da saúde na “terra do nunca”: uma experiência interdisciplinar. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 26(3), 436–441. https://doi.org/10.5020/2953

Edição

Seção

Descrição ou Avaliação de Experiências, Métodos, Técnicas, Procedimentos e Instrumentais