Qualidade de vida de professoras do ensino básico da rede pública

Autores

  • Debora Dornelas Ferreira Tavares Universidade Federal de Viçosa
  • Renata Aparecida Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Rômulo José Mota Júnior Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Claúdia Eliza Patrocínio Oliveira Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • João Carlos Bouzas Marins Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2015.p191

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Qualidade de Vida, Educação, Docentes.

Resumo

Objetivo: Avaliar os aspectos associados à qualidade de vida (QV) de professoras do ensino básico da rede pública de Viçosa-MG, buscando relações com a classe econômica. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo transversal, desenvolvido entre março e outubro de 2013, realizado com 156 professoras da cidade de Viçosa-MG. Foram aplicados os questionários World Health Organization Quality of Life/BREF e o Critério de Classificação Econômica. Utilizou-se também um questionário contendo tempo de atuação e carga horária semanal de trabalho. Para comparação dos domínios da QV entre as classes econômicas, utilizou-se o teste ANOVA one way, com post hoc de Tukey. Para todos os tratamentos, adotou-se um nível de significância de p<0,05. Resultados: As avaliadas apresentaram idade média de 43,88 (+ 10,61) anos, carga horária de trabalho semanal de 29,00 (+ 10,35) horas e tempo de atuação profissional de 16,17 (+ 8,91) anos. A maioria das avaliadas se encontrava na classe econômica B1/B2, com 60,3%. O escore médio da QV geral foi de 68,43 (+ 11,69) pontos, com maiores valores para os domínios “relações sociais” e “físico”. Foi encontrada uma redução na média do domínio “meio ambiente” em relação à menor classe econômica (p=0,011). Houve correlação fraca e inversa entre o domínio “relações sociais” e a carga horária semanal de trabalho (r=-0,16; p=0,031). Conclusão: A QV da população estudada foi considerada entre regular e boa, levando-se em conta a escala do protocolo. Houve associação somente entre o domínio “meio ambiente” e a classe econômica.

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Tavares, D. D. F., Oliveira, R. A. R. de, Mota Júnior, R. J., Oliveira, C. E. P., & Marins, J. C. B. (2015). Qualidade de vida de professoras do ensino básico da rede pública. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 28(2), 191–197. https://doi.org/10.5020/18061230.2015.p191

Edição

Seção

Artigos Originais