Qualidade de vida do estudante universitário e o rendimento acadêmico

Autores

  • Angélica de Paula Langame Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • José Antônio Chehuen Neto Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Luisa Normandia Baeta Melo Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Mikaela Luana Castelano Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Moarmedi Cunha Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Renato Erothildes Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p313

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Qualidade de Vida, Ensino Superior.

Resumo

Objetivo: Caracterizar a qualidade de vida (QV) de estudantes das áreas de humanas, exatas e da saúde, relacionando com o índice de rendimento acadêmico (IRA). Métodos: Estudo do tipo transversal, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) nos anos de 2014 e 2015, tendo como amostra 492 acadêmicos. Aplicou-se o instrumento WHOQOL-bref em conjunto com um questionário complementar. Calculou-se média dos escores do WHOQOL-bref e dicotomizou-se o IRA em alto e baixo. Aplicou-se o teste t de Student para verificar a diferença entre os domínios da QV com o IRA (alto e baixo) e o coeficiente de Spearman para correlacionar as questões dos questionários com o IRA dos estudantes. Resultados: A área de humanas teve o maior valor de média para o IRA e apresentou diferença significativa (p≤0,05) entre as médias dos estudantes de alto IRA e baixo IRA na maioria dos domínios e facetas da QV, diferente do IRA das áreas de exatas e saúde que obteve associação apenas com um domínio: o psicológico (p≤0,05) e meio ambiente (p≤0,05), respectivamente, tendo o IRA da área da saúde se correlacionado com apenas quatro aspectos da QV (p≤0,05), e o aspecto sobre autodisciplina correlacionado com o IRA das três áreas (p≤0,05). Conclusão: A área de humanas obteve as melhores médias para a maioria dos domínios da QV. O IRA dos acadêmicos de humanas teve associação com um maior número de facetas da QV. Obteve-se uma única associação do IRA comum às três áreas avaliadas, com a questão autoavaliação sobre autodisciplina, organização e planejamento das atividades de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bampi LNS, Baraldi S, Guilhem D, de Araújo MP, Campos IACO. Qualidade de vida de estudantes de Medicina da Universidade de Brasília. Rev Bras Educ Méd. 2013;37(2):217-25.

Catunda MAP, Ruiz VM. Qualidade de vida de universitários. Pensamento Plural Rev Cient UNIFAE. 2008;2(1):22-31.

The Whoqol Group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Soc Sc Med. 1995;41(1):1403-9.

Almeida MAB, Gutierrez GL, Marques R. Qualidade de vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa. São Paulo: USP; 2012.

Fiedler PT. Avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina e da influência exercida pela formação acadêmica [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2008.

Cieslak F, Cavazza JF, Lazarotto L, Titski ACK, Stefanello JMF, Leite N. Análise da qualidade de vida e do nível de atividade física em universitários. Ver Educ Fis. 2012;23(2):251-60.

Oliveira JAC. Qualidade de vida e desempenho acadêmico de graduandos [tese]. Campinas: Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas; 2006.

Pekmezovic T, Popovic A, Tepavcevic DK, Gazibara T, Paunic M. Factors associated with health-related quality of life among Belgrade University students. Qual Life Res. 2011;20(3):391-7.

Walkiewicz M, Tartas M, Majkowicz M, Budzinski W. Academic achievement, depression and anxiety during medical education predict the styles of success in a medical career: a 10-year longitudinal study. Med Teach. 2012;34(9):611–9.

Tol A, Tavassoli E, Shariferad GR, Shojaeezadeh D. Health-promoting lifestyle and quality of life amongundergraduate students at school of health, Isfahan university of medical sciences. J Educ Health Promot. 2013;2:3.

Soares AM, Pereira M, Canavarro JP. Saúde e qualidade de vida na transição para o ensino superior. Psicol Saúde Doenças. 2014.15(2):356-79.

Edvy L. New prospect for improving university students’ quality of life. Physical Culture and Sport. Studies Research. 2015;66(1):65-74.

Fleck MPA, Louzada S, Xavier M, Chachamovich E, Vieira G, Santos L, et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida “WHOQOL-bref”. Rev Saúde Pública 2000;34(2):178-83.

Alencar AJ, Schmitz EA. Análise de Risco em Gerência de Projetos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Brasport; 2012.

Elias A, Azevedo V, Maia A. Saúde e rendimento acadêmico nos estudantes da Universidade do Minho: Percepção de áreas problemáticas. In: Actas do Congresso Saúde e Qualidade de Vida; 2009; Porto; Portugal. Porto: Escola Superior de Enfermagem; 2009. p. 292-302.

Latorre-Román PA, Gallego-Rodríguez M, Mejía- Meza JÁ, García-Pinillos F. Alcohol, and tobacco consumption and sports practice in Mexican and Spanish university students and the association between quality of life and health and sensation seeking. Gac Med Mex. 2015;151(2):197-205.

Ansari WE, Oskrochi R, Haghgoo G. Are Students’ Symptoms and Health Complaints Associated with Perceived Stress at University? Perspectives from the United Kingdom and Egypt. Int J Environ Res Public Health. 2014;11(10):9981-10002.

Vries JD, van Hooff MLM, Geurts SAE, Kompier MAJ. Exercise as an Intervention to Reduce Study-Related Fatigue among University Students: A Two-Arm Parallel Randomized Controlled Trial. PLoS ONE. 2016;11(3):152-37.

Andersen MP, Mortensen RN, Vardinghus- Nielsen H, Franch J, Torp-Pedersen C, Bøggild H. Association Between Physical Fitness and Academic Achievement in a Cohort of Danish School Pupils. J Sch Health. 2016;86(9):686-95.

Vargas MCG, Rizo-Baeza M, Cortés-Castell E. Impact of paid work on the academic performance of nursing students. PeerJ. 2016;4:e1838

Moreira CA, Lima FM, Silva PN. A difícil tarefa de acadêmicos de curso noturno em conciliar trabalho e estudo. Rev Eletrônica Univar [Internet]. 2011 [acesso em 2015 Maio 15];2(6). Disponível em: http://www. univar.edu.br/revista/downloads/adificil-tarefa-dosacademicos.pdf.

Alkhazaleh ZM, Mahasneh AM. Fear of failure among a sample of Jordanian undergraduate students. Psychol Res Behav Manag. 2016;9:53–60.

Brandy JM, Penckofer S, Solari-Twadell PA, Velsor-Friedrich B. Factors predictive of depression in firstyear college students. J Psychosoc Nurs Ment Health Serv. 2015;53(2):38-44.

Gültekin BK, Dereboy IF. The prevalence of social phobia, and its impact on quality of life, academic achievement, and identity formation in university students. Turk Psikiyatri Derg. 2011;22(3):150-8.

Lopes WDFL, Coelho MRDOM, Oliveira JP, Oliveira Araujo YM, Melo MDCN, Tapety FI. A prática da automedicação entre estudantes de uma instituição de ensino superior de Teresina-PI. Rev Interdisciplinar. 2014;7(1):17-24.

Ayyash-Abdo H, Sánchez-Ruiz MJ. Subjective wellbeing and its relationship with academic achievement and multilinguality among Lebanese university students. Int J Psychol. 2012;47(3):192-202.

Crego A, Carrillo-Diaz M, Armfield JM, Romero M. Stress and academic performance in dental students: the role of coping strategies and examination-related self-efficacy. J Dent Educ. 2016;80 (2):165-72.

Shareef MA, AlAmodi AA, Al-Khateeb AA, Abudan Z, Alkhani MA, Zebian SI. The interplay between academic performance and quality of life among preclinical students. BMC Med Educ. 2015;15:193.

Putwain D, Sander P, Larkin D. Academic self-efficacy in study-related skills and behaviours: relations with learning-related emotions andacademic success. Br J Educ Psychol. 2013;83(Pt 4):633-50.

Wong ML, Lau EY, Wan JH, Cheung SF, Hui CH, Mok DS. The interplay between sleep and mood in predicting academic functioning, physical health and psychological health: a longitudinal study. J Psychosom Res. 2013;74(4):271-7.

Kretova IG, Belyaeva OV, Shiraeva OI, Komarova MV, Chygarina SE, Kostsova EA. The impact of social and psychological factors on the formation of health students during training in the higher educational institution. Gig Sanit. 2014;(4): 85-90.

Heidari M, Majdzadeh R, Pasalar P, Nedjat S. Quality of life of medical students in Tehran University of Medical Sciences. Acta Med Iran. 2014;52(5):390-9.

Henning MA, Krägeloh C, Thompson A, Sisley R, Doherty I, Hawken SJ. Religious affiliation, quality of life and academic performance: New Zealand medical students. J Relig Health. 2015;54(1):3-19.

Dyrbye LN, Thomas MR, Shanafelt TD. Medical student distress: causes, consequences, and proposed solutions. Mayo Clin Proc. 2005;80(12):1613-22.

AlFakhri L, Sarraj J, Kherallah S, Kuhail K, Obeidat A, Abu-Zaid A. Perceptions of pre-clerkship medical students and academic advisors about sleep deprivation and its relationship to academic performance: a crosssectional perspective from Saudi Arabia. BMC Res Notes. 2015;8:740

Meier MH, Hill ML, Small PJ, Luthar SS. Associations of adolescent cannabis use with academic performance and mental health: a longitudinal study of upper middle class youth. Drug Alcohol Depend. 2015;156:207-12.

Monteiro S, Vasconcelos R, Almeida LS. Rendimento acadêmico: influência dos métodos de estudo. In: Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; 2005 Ago; Braga, Portugal. Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho; 2005. p. 3505-35.

Feeley AM, Biggerstaff DL. Exam success at undergraduate and graduate-entry medical schools: is learning style or learning approach more important? a critical review exploring links between academic success, learning styles, and learning approaches among school-leaver entry (“traditional”) and graduate-entry (“nontraditional”) medical students. Teach Learn Med. 2015;27(3):237-44.

Lumley S, Ward P, Roberts L, Mann JP. Self-reported extracurricular activity, academic success, and quality of life in UK medical students. Int J Med Educ. 2015;6:111-7.

Martins GH, Martins RS, Prates MEF. Análise dos parâmetros de qualidade e estilo de vida de universitários. Rev Mackenzie Educação Física Esporte. 2012;11(1):22-30.

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Langame, A. de P., Chehuen Neto, J. A., Melo, L. N. B., Castelano, M. L., Cunha, M., & Ferreira, R. E. (2016). Qualidade de vida do estudante universitário e o rendimento acadêmico. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 29(3), 313–325. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p313

Edição

Seção

Artigos Originais