Cenários de prática na atenção básica: tipologia para unidades docente-assistenciais

Autores

  • José Francisco Gontan Albiero Departamento de Fisioterapia Universidade Regional de Blumenau
  • Sergio Fernando Torres de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2017.5836

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial, Desenvolvimento de Pessoal, Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: Analisar a integração ensino-serviço através de tipologias de unidades docente-assistenciais (UDAs) na atenção básica. Métodos: Estudo qualitativo realizado em seis unidades básicas de saúde, de dois municípios do estado de Santa Catarina, Brasil, que possuem convênio e parceria com instituições de ensino superior públicas e privadas, no período de agosto a novembro de 2015. A pesquisa foi realizada por meio de três instrumentos: análise documental, observações no campo e entrevistas semi-estruturadas com posterior triangulação. Entrevistaram-se docentes, discentes e profissionais do serviço com atuação na atenção básica, totalizando 18 entrevistas, sendo 9 em cada município. Todos os docentes e estudantes participantes da pesquisa pertenciam aos cursos de enfermagem e medicina, por serem os únicos cursos presentes em todas as unidades selecionadas para a pesquisa. As entrevistas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Identificaram-se 4 tipos de unidades docente-assistenciais: (1) supervisão e agenda compartilhada; (2) preceptoria e agenda compartilhada; (3) preceptoria e agenda própria e (4) supervisão e agenda própria. A análise documental revelou longevidade nas parcerias entre as instituições de ensino pública e privada com os cenários de prática e objetivos pedagógicos baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos. Considerações Finais: Quanto ao favorecimento à integração ensino-serviço, o tipo 1 e 2 são os que se pressupõe possuir maior força, seguido pelo tipo 3 e 4. Esta tipologia pode contribuir para o entendimento das relações ensino serviço, integração das atividades docente-assistenciais e efetividade.

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Publicado

2017-09-29

Como Citar

Albiero, J. F. G., & Torres de Freitas, S. F. (2017). Cenários de prática na atenção básica: tipologia para unidades docente-assistenciais. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 30(3). https://doi.org/10.5020/18061230.2017.5836

Edição

Seção

Artigos Originais