Estudo comparativo do equilíbrio de pacientes com disfunção cerebelar e com sequelas de acidente vascular encefálico - doi:10.5020/18061230.2005.p157

Autores

  • Sandra Souza Queiroz Centro Universitário UniFMU
  • Mayari Ticiane Sakakura Centro Universitário UniFMU
  • Maristela Zicati Centro Universitário UniFMU
  • Ana Flávia Volpini Centro Universitário UniFMU
  • Adriana Angelo Trindade Centro Universitário UniFMU
  • Adriana Kelly Silva Centro Universitário UniFMU
  • Alessandra C. Seoane Centro Universitário UniFMU
  • Alessandro Barros Centro Universitário UniFMU
  • Araceli Tomasi Centro Universitário UniFMU
  • Breno Henrique Centro Universitário UniFMU
  • Bruna Lopes Centro Universitário UniFMU
  • Carla Pires Centro Universitário UniFMU
  • Cristiane Gomes Centro Universitário UniFMU

DOI:

https://doi.org/10.5020/929

Palavras-chave:

Equilíbrio músculo-esquelético, Acidente cerebrovascular, Reabilitação, Avaliação, Disfunção cerebelar.

Resumo

O acidente vascular encefálico (AVE) e a ataxia cerebelar (AC) constituem condições de comprometimento central que de forma freqüente cursam com alterações de equilíbrio. O objetivo deste trabalho foi comparar e quantificar as alterações de equilíbrio em pacientes portadores de AC e seqüelas de AVE, em diferentes bases de suporte e sob influência de diferentes situações impostas ao sistema visual e vestibular. O método empregado consistiu da utilização de teste de estratégias de balance, topografando os sistemas que influenciam nestas estratégias e comparando os graus de dificuldades entre pacientes com disfunção cerebelar e encefálica. As posturas em pé, com pés alinhados e em apoio unipodal foram utilizadas, tendo como variáveis os olhos fechados, abertos e com a utilização de lanterna japonesa, podendo a superfície ser estável ou instável. Os resultados obtidos foram que o grupo de hemiplégicos apresentou maior dificuldade na realização da tarefa com o uso da lanterna, sensibilizando o sistema vestibular. O grupo portador de AC apresentou maior dificuldade na realização da tarefa com os olhos fechados quando comparado ao grupo de AVE. Concluiu-se que as duas classes de pacientes estudados utilizam estratégias próprias para manutenção de equilíbrio, possibilitando apresentar diferenças no desempenho nas estratégias de balance.

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Biografia do Autor

Sandra Souza Queiroz, Centro Universitário UniFMU

Fisioterapeuta,Docente e supervisora de estágio do setor Neurologia Adulto - UniFMU

Mayari Ticiane Sakakura, Centro Universitário UniFMU

Acadêmica do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

Maristela Zicati, Centro Universitário UniFMU

Acadêmica do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

Ana Flávia Volpini, Centro Universitário UniFMU

Acadêmica do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

Adriana Angelo Trindade, Centro Universitário UniFMU

Acadêmica do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

Adriana Kelly Silva, Centro Universitário UniFMU

Acadêmicos do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

Alessandra C. Seoane, Centro Universitário UniFMU

Acadêmica do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

Alessandro Barros, Centro Universitário UniFMU

Acadêmico do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

Araceli Tomasi, Centro Universitário UniFMU

Estudante do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

Breno Henrique, Centro Universitário UniFMU

Acadêmico do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

Bruna Lopes, Centro Universitário UniFMU

Acadêmica do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

Carla Pires, Centro Universitário UniFMU

Acadêmicos do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

Cristiane Gomes, Centro Universitário UniFMU

Acadêmica do 4º ano de Fisioterapia do UniFMU

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Publicado

2012-01-04

Como Citar

Queiroz, S. S., Sakakura, M. T., Zicati, M., Volpini, A. F., Trindade, A. A., Silva, A. K., Seoane, A. C., Barros, A., Tomasi, A., Henrique, B., Lopes, B., Pires, C., & Gomes, C. (2012). Estudo comparativo do equilíbrio de pacientes com disfunção cerebelar e com sequelas de acidente vascular encefálico - doi:10.5020/18061230.2005.p157. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 18(3), 157–161. https://doi.org/10.5020/929

Edição

Seção

Descrição ou Avaliação de Experiências, Métodos, Técnicas, Procedimentos e Instrumentais