Gestão de ideias e sua contribuição para a assertividade do processo de inovação

Autores

  • José Facundo Barbosa
  • José Milton de Sousa-Filho

DOI:

https://doi.org/10.5020/gex0001

Palavras-chave:

Inovação, Ideação, Gestão de ideias

Resumo

A inovação, no que tange à esfera corporativa, é vista como um processo de adoção de novas ideias dentro de uma organização para o estabelecimento de vantagens competitivas. A fase inicial desse processo é chamada de ideação. A partir de um estudo de múltiplos casos, buscou-se compreender como a ideação é aplicada em cinco empresas que visam um melhor desempenho na inovação, por meio da identificação dos critérios para seleção dos métodos de ideação, como são utilizados e medidos seus impactos.

Biografia do Autor

José Facundo Barbosa

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), professor universitário de cursos de pós-graduação, professor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, e diretor da SP5 Office - Business Transformation. Possui as certificações PMO-CC da PMO Alliance, PMP do PMI, CSM da Scrum Alliance e ITIL da EXIN. Já exerceu atividades como executivo na Coca-Cola Solar Br, MECESA, M. Dias Branco e Totvs.

José Milton de Sousa-Filho

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Professor Titular da Universidade de Fortaleza, atuando como docente em cursos de MBA, Mestrado e Doutorado. Possui experiência como empreendedor com foco em tecnologia e inovação, bem como consultor em empresas privadas, setor público e terceiro setor.

Downloads

Publicado

06-06-2022

Como Citar

Barbosa, J. F., & Sousa-Filho, J. M. de . (2022). Gestão de ideias e sua contribuição para a assertividade do processo de inovação. Gestão Executiva, 1(1), 1–5. https://doi.org/10.5020/gex0001

Edição

Seção

Artigos