A governança e seu impacto no IDH

Autores

  • Heloísa Benevides Pontes Aragão Universidade de Fortaleza
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/gex0003

Palavras-chave:

Governança, Desempenho, Estratégia competitiva, Desenvolvimento humano

Resumo

No contexto da gestão pública, a governança diz respeito à capacidade de um governo implementar medidas eficazes e transparentes para o desenvolvimento e bem-estar do povo. Por meio de uma pesquisa exploratória, buscou-se avaliar, no período de 2000 a 2015, o impacto do desempenho da governança no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com base no World Governance Indicators (WGI) ou Indicador de Governança Mundial, elaborado pelo Banco Mundial. Resultados apontam que a aplicação da boa governança interfere positivamente no IDH dos países e que aqueles mais desenvolvidos apresentam melhor desempenho em comparação aos demais.

Biografia do Autor

Heloísa Benevides Pontes Aragão, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutoranda em Gestão e professora assistente de Estratégia pela University of Texas Arlington. Possui de ITIL da EXIN e já exerceu atividades profissionais no setor publico e privado como gestora de projetos e Tecnologia da Informação.

Downloads

Publicado

01-06-2022

Como Citar

Aragão, H. B. P., & Forte, S. H. A. C. (2022). A governança e seu impacto no IDH. Gestão Executiva, 1(1), 12–16. https://doi.org/10.5020/gex0003

Edição

Seção

Artigos