Lealdade de clientes na relação B2B entre empresas de TI

Autores

  • Flávia Montenegro de Albuquerque Universidade de Fortaleza
  • José Sarto Freire Castelo Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/gex0009

Palavras-chave:

Satisfação do cliente, Brand equity, Lealdade, Tecnologia da Informação (TI)

Resumo

A lealdade do consumidor, refletida no comportamento de compra repetido, desempenha papel fundamental no brand equity. As vantagens vão desde o estímulo à propaganda boca-a-boca até a redução nos custos de marketing. No mercado da Tecnologia da Informação (TI), que tem movimentado quantias bilionárias no Brasil, há poucas pesquisas voltadas para a análise da lealdade do consumidor B2B. Por meio de um estudo de caso, analisou-se antecedentes de lealdade desses compradores, baseado no Modelo de Índice de Satisfação do Cliente (ECSI) de uma empresa brasileira de tecnologia, buscando compreender o que os deixa satisfeitos

Biografia do Autor

Flávia Montenegro de Albuquerque, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração e graduada em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Com especialização em Gerência de Marketing (Universidade Federal do Ceará) e MBA em Gestão Empresarial (MRH – FGV). Trabalha com Marketing e Trade Marketing desde 2002 em grandes empresas como M. Dias Branco, Odonto System, Marcosa, Grupo J.Macêdo e Grupo Lanlink.

José Sarto Freire Castelo, Universidade de Fortaleza

Concluiu estágio Pós-Doutoral no Programa de PósGraduação em Gestão Urbana, na área de Cidade Digital Estratégica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutoramento em Gestão com ênfase na área de Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atuou como Assessor da Diretoria da Confecções Guararapes S.A., Gerente Comercial da Quimindústria S.A. (Hidracor) e também como Coordenador do Curso de Administração da Universidade de Fortaleza. Atualmente é Professor Adjunto VI, leciona as disciplinas de Marketing Estratégico no Mestrado Profissional de Administração
(MPA), Gestão Estratégica de Marcas (Branding) e Marketing Estratégico no Programa de Pós-Graduação
em Administração (PPGA) inserido na linha de pesquisa Operações e Mercado.

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Publicado

05-07-2022

Como Citar

Albuquerque, F. M. de, & Castelo, J. S. F. (2022). Lealdade de clientes na relação B2B entre empresas de TI. Gestão Executiva, 1(2), 15–18. https://doi.org/10.5020/gex0009

Edição

Seção

Artigos