Estratégia ou mera matemática: como as empresas do ramo imobiliário decidem sobre investimentos?

Autores

  • Paulo Brasileiro Pires Freire Universidade de Fortaleza
  • Afonso Carneiro Lima Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/gex0010

Palavras-chave:

Tomada de Decisão Estratégica de Investimentos (TDEI), Investimentos imobiliários, Construção civil

Resumo

O planejamento de uma organização molda e é moldada pela gestão de seus ativos. Nesse sentido, a Tomada de Decisão Estratégica de Investimento (TDEI) se apresenta como uma ferramenta fundamental à esfera corporativa. Por meio de um estudo de múltiplos casos envolvendo três empresas do ramo da construção civil em Fortaleza (CE), buscou-se compreender como a TDEI é empregada
por elas ao analisarem investimentos de risco por meio de uma análise do seu processo decisório. Constatou-se nos casos analisados que as decisões são limitadas às análises financeira e de riscos calculados, desconsiderando importantes aspectos de teor estratégico como cognição do tomador de decisão e possíveis impactos externos a partir do setor como um todo e do mercado, bem como hábitos atrelados à cultura.

Biografia do Autor

Paulo Brasileiro Pires Freire, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), pós graduado em Finanças e Investimentos pela PUC-RS, pós graduado em Transformação Digital e Novas Tecnologias pela FIA-SP, pós graduado em Gestão de Empresas de Construção Civil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Analista Judiciário com especialidade em Engenharia Civil do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, atuando como Coordenador do Setor de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia. Atua, também, como consultor na área de gestão estratégica e de transformação digital de empresas privadas. Possui experiência gestão financeira e orçamentária e em gestão de operações em empresas de engenharia no segmento da construção civil no setor de incorporação imobiliária.

Afonso Carneiro Lima, Universidade de Fortaleza

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor Adjunto da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando como docente em cursos de MBA, Mestrado e Doutorado. Pesquisador nos temas de Estratégia e Competitividade, Negócios Internacionais, Ambiente Institucional e Tomada de Decisão. Possui experiência em gestão financeira e orçamentária e em gestão de operações em instituições de ensino superior.

Downloads

Publicado

05-07-2022

Como Citar

Freire, P. B. P., & Lima, A. C. (2022). Estratégia ou mera matemática: como as empresas do ramo imobiliário decidem sobre investimentos?. Gestão Executiva, 1(2). https://doi.org/10.5020/gex0010

Edição

Seção

Artigos