Editorial

Marina Dantas de Figueiredo

Resumo


Iniciamos este editorial com a reflexão sobre o escopo temático e o posicionamento da nossa Revista Ciências Administrativas (RCA) no campo da ciência da administração no Brasil. Nossa missão é levar aos leitores o conhecimento do novo, por meio de divulgação de artigos resultantes de pesquisa científica inédita, compromissados com a sociedade, o desenvolvimento socioambiental, científico e cultural. Temos interesse em receber e publicar trabalhos de todas as áreas da administração, mas algumas delas tem dado contribuições mais marcantes na trajetória da RCA, fundada em 1989. Ressaltamos, nominalmente, estratégia e marketing. Isso tem relação com os meios em que nossa revista se tornou mais influente, por força do valoroso trabalho de nossos editores anteriores. Mas não podemos diminuir a importante pesquisa que os acadêmicos brasileirosdessas áreas vêm realizado na soma desses 30 anos. Nesta edição,o Marketing saiu ganhando em número de trabalhos publicados e devemos, então, saudar a pujança da área e a versatilidade dos seus pesquisadores!
A edição atual da RCA traz uma seleção de artigos que abordam temas e escolhas metodológicas diversas, que ilustram a riqueza do campo da administração no Brasil e o modo como vem florescendo, particularmente na área de Marketing. De ensaios teóricos (“Lealdade à marca: O que é? Como medir?) a abordagens experimentais (“Reconhecimento de marcas: um estudo quase-experimental on-line sobre a força da marca e a impulsividade do consumidor no ambiente de varejo”), passando por estudos sobre o posicionamento de marcas no mercado (“Abordagens de marketing e orientação para mercado aplicadas às médias empresas brasileiras”) e a atenção à articulação do consumo com dimensões íntimas da existência humana, como relações amorosas (“O consumo e suas articulações com os relacionamentos amorosos”), a edição inclui um amplo arco de abordagens que certamente atrairão os interesses dos pesquisadores da área de Marketing.
Os demais artigos desta edição abordam as temáticasde finanças (“Hedge Accounting: aplicação dos métodos prospectivos de eficácia nas instituições financeiras bancárias da B3”), inovação (“Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas”), um caso para ensino sobre recursos humanos (“I seeyourtruecolors”: a diversidade dos recursos humanos no Hotel Village Premium”) e uma reflexão epistemológica sobre a ciência da administração (“Uma reflexão epistemológica sobre o status científico da administração sob a ótica dos critérios de demarcação científica de Popper, Kuhn e Lakatos”). Essa seleção pode atestar o interesse e compromisso da RCA com a diversidade temática, o qual pretendemos reforçar com a atualização das nossas linhas editoriais e políticas de captação de artigos. Ações nesse sentido estão sendo preparadas para 2020, que já se aproxima. Desejamos iniciar o ano com novidades, para que nossa RCA seja cada vez mais inclusiva a representativa do conhecimento produzido em todas as áreas da ciência da administração.

Boa leitura!

Marina Dantas de Figueiredo

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia