Editorial

Marina Dantas de Figueiredo

Resumo


Em 2019, a Revista Ciências Administrativas completou 30 anos e não poderíamos adentrar o novo ano – e a nova década – sem celebrar esse marco. Para isso, publicamos esta edição extraordinária, a somar-se às três edições regulares que publicaremos em 2020. Além de comemorar o aniversário, a edição extraordinária é um piloto no projeto de aumentar a frequência de nossas publicações no futuro próximo.
Nesses 30 anos, temos prezado por entregar artigos de qualidade ao público leitor, pautando-nos pelos critérios científicos mais confiáveis. O processo de dupla revisão às cegas é o eixo central das nossas atividades editoriais, por isso é mais do que justo agradecer aos avaliadores que, gentil e diligentemente, têm contribuído para o rigor das comunicações científicas que publicamos. Seremos sempre devedores aos colegas que dedicam seu tempo e emprestam sua competência ao esforço quase invisível de revisar nossos artigos.
Também agradecemos aos autores por continuamente confiarem seus textos inéditos à RCA com a certeza de que serão tratados de modo ético e respeitoso. Se não recebêssemos manuscritos promissores, nossos esforços editoriais não resultariam em publicações interessantes e relevantes à comunidade acadêmica e, de modo amplo, à sociedade. Expressamos nosso respeito aos esforços de cada autor, desde a preparação dos textos para submissão, passando por todas as rodadas de avaliação do nosso processo editorial, até a publicação definitiva.
Manifestamos,ainda, nossa gratidão aos editores-chefes e editores-associados que se encarregaram da RCA ao longo desses 30 anos. Igualmente, agradecemos o suporte irrestrito que temos recebido do
Conselho Superior de Editoração, vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, bem como a ligação estreita com o Centro de Ciências da Gestão e o apoio sempre ativo do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza.
Nesta edição extraordinária, trazemos uma coletânea de artigos que contempla temas representativos da nossa trajetória, tanto quanto novos caminhos por instigantes fronteiras. Para um periódico consolidado como a RCA, é fundamental acompanhar as tendências da academia de Administração, Ciências Contábeis e Turismo e publicar pesquisas que possam produzir impacto científico e alcançar a sociedade de maneira transformadora.
Entre os temas frequentes no escopo editorial da RCA, estão a governança e a gestão de cadeia de suprimentos, que são foco do artigo “A governança de cadeias de suprimentos: uma análise a partir da teoria da agência e stewardshiptheory”. Outros temas usuais são accountability e controles internos, que aparecem no artigo “A compreensão de accountability nas rotinas organizacionais de controles internos”, assim como marketing, que aparece vinculado à reputação no artigo “A reputação do provedor de serviços e os custos de troca como determinantes da retenção de clientes de um plano de saúde”. A temática do empreendedorismo também é fundamental na nossa trajetória e, para representá-la, constam nesta edição os artigos “Análise dos benefícios e desempenho do Programa Microempreendedor Individual no Nordeste do Brasil” e “Análise da relação entre orientação empreendedora, ambiente organizacional e desempenho de micro e pequenas empresas (MEP)”. O mesmo pode ser dito sobre as temáticas finanças corporativas e internacionalização de empresas, manifestas no artigo “Internacionalização de empresas e o fechamento de capital: um estudo sobre a deslistagem no mercado brasileiro”, e também sobre a temática clima organizacional, manifesta no artigo “Avaliação do clima organizacional de suporte à criatividade e inovação em programas de pósgraduação stricto sensu”. Para mostrar como nossa linha editorial é inclusiva, os artigos “A sistematização legislativa do assédio moral no trabalho no âmbito das administrações públicas no Brasil” e “‘Quem sabe faz 2 Rev. Ciênc. Admin., Fortaleza, v. 25, n. 4, p. 1-2, Edição Especial. 2019 Marina Dantas de Figueiredo (ou já fez) ao vivo!’: a indissolubilidade entre a prática e a aprendizagem” representam novas abordagens teóricas e esforços transdisciplinares.
A nova década – do século XXI e também de existência da nossa revista – nos conclama a reafirmar o protagonismo da ciência nas decisões do presente, que delineiam o futuro. Continuaremos trabalhando para honrar a reputação da RCA perante a comunidade acadêmica e para fazer com que, cada vez mais, este periódico contribua para o fortalecimento da ciência brasileira.
Desejamos a todos um feliz 2020!
Marina Dantas de Figueiredo
Editora-chefe da Revista Ciências Administrativas

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia