Fatores que Influenciam o Desempenho do Papel do Gestor de Linha na Implementação da GERH

Autores

  • Veronica Erna Ahrens Universidade de São Paulo (USP)
  • André Luiz Fischer Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.e12161

Palavras-chave:

recursos humanos, gestor de linha, liderança, estratégia organizacional

Resumo

A gestão estratégica de recursos humanos (GERH) tem como objetivo elevar o desempenho individual para alcançar as estratégias organizacionais, sendo o gestor de linha considerado, pelos estudiosos do tema, um dos mais importantes agentes na sua implementação. Por meio de estudos de casos múltiplos, realizados em três organizações de destaque nos seus setores de atividade no Brasil, o presente estudo busca identificar os fatores que facilitam ou dificultam o desempenho do papel do gestor de linha nas práticas de gestão de pessoas. Analisando-se a literatura sobre o tema, três categorias de fatores se destacam: aqueles relativos à organização; os inerentes aos indivíduos; e aos profissionais de RH. A partir disso, o resultado da pesquisa demonstra que a definição do papel do gestor de linha, a capacitação desse agente e a parceria com o profissional de RH são fatores que interferem significativamente na atuação do gestor de linha na implementação da GERH. Por outro lado, a autonomia na tomada de decisões da GERH, o estilo pessoal do gestor e a disponibilidade de tempo para atividades de gestão de pessoas são fatores que apresentam a menor influência. Os resultados da pesquisa também levaram à construção de um modelo teórico que busca compreender como ocorre o processo de implementação do papel do gestor de linha nas práticas da GERH, bem como os demais fatores relativos à organização, ao indivíduo gestor de linha e ao profissional de RH que facilitam ou dificultam esse processo. O objetivo do modelo é oferecer uma referência para futuros estudos, bem como propor orientações para organizações que intencionem implementar a GERH com forte participação do gestor de linha.

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Biografia do Autor

Veronica Erna Ahrens, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Certificada pela Harvard University em Strategic Management of Growth Companies.

André Luiz Fischer, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Atualmente é Professor no Departamento de Administração da FEA/USP e Faculdade FIA de Administração e Negócios.

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Publicado

13.06.2022

Como Citar

AHRENS, V. E. .; FISCHER, A. L. . Fatores que Influenciam o Desempenho do Papel do Gestor de Linha na Implementação da GERH. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 28, p. e12161, 2022. DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.e12161. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12161. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos