Análise correlacional e modelo de regressão: um estudo de caso aplicado a uma entidade privada de ensino superior

Maria das Graças de Oliveira Carlos, Heber José de Moura

Resumo


O presente trabalho analisa o grau de correlação entre os investimentos em propaganda e o percentual de vagas ocupadas em
relação às vagas ofertadas por uma instituição acadêmica de Fortaleza. Para tanto, foi feita uma pesquisa descritiva a partir de
dados disponibilizados pela entidade, abrangendo o seu período de existência, desde a implantação. A abordagem contemplou a
elaboração de uma análise correlacional e a criação de um modelo de regressão linear, visando explicar a relação entre as variáveis
estudadas.Através da pesquisa foi possível identificar uma correlação significativa, estabelecer uma relação estatística entre as
variáveis, e ainda, demonstrar que o índice percentual de vagas ocupadas é função dos investimentos em propaganda. Foi possível
determinar uma equação linear e projetar os percentuais de ocupação de vagas, a partir de determinado montante de investimento.O
resultado sinaliza, ainda, que a ocupação das vagas ofertadas tem outros fatores explicativos, que devem ser buscados visando à
manutenção de alunos na instituição.
Palavras-chave: análise correlacional, modelo de regressão, regressão linear.



DOI: https://doi.org/10.5020/2318-0722.8.2.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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