Impactos ambientais na agricultura: um método de avaliação de programas tecnológicos

Autores

  • Adriana Bin Universidade de Fortaleza
  • Sergio L. M. Salles- Filho Universidade de Fortaleza
  • Sônia Regina Paulino
  • Geraldo Stachetti Rodrigues Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.9.1.%25p

Resumo

Os métodos de avaliação de impactos de programas tecnológicos revelam-se como ferramenta para a orientação de atividades de pesquisa e participação no processo de inovação. Nesse artigo são apresentados os resultados obtidos no escopo da elaboração e da aplicação do método ESAC para a avaliação integrada de impactos de programas tecnológicos na agricultura. O método procura captar distintas dimensões de impactos (econômica, social, ambiental e formação de competências) e trata de integrá-los numa abordagem multidisciplinar, não linear e essencialmente dinâmica do processo de inovação. São focalizados os resultados obtidos para a dimensão ambiental, a partir da consideração de programas tecnológicos nas áreas de cana-de-açúcar e citros: o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (Procana), que visa ao desenvolvimento de variedades de cana-deaçúcar, e o Programa de Produção de Borbulhas e Mudas Sadias de Citros. Esses resultados foram analisados nos diferentes níveis da estrutura de impactos, verificando as diversas contribuições dos mesmos para o valor final de impacto obtido. A observação não se dá, entretanto, em termos absolutos, mas avaliando uma tendência de impacto ambiental positivo ou negativo dentro de diferentes óticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Bin, Universidade de Fortaleza

Mestranda em Política Científica e Tecnológica do DPCT/IG/Unicamp- Pesquisadora associada do GEOPI/DPCT/IG/Unicamp

Sergio L. M. Salles- Filho, Universidade de Fortaleza

Professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT)/IG/Unicamp ,pesquisador associado do GEOPI/DPCT/IG/UNICAMP.

Sônia Regina Paulino

Pesquisadora associada do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI) /DPCT/IG/Unicamp.

Geraldo Stachetti Rodrigues, Universidade de Fortaleza

Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente. CP069, Jaguariúna (SP), Brasil

Downloads

Como Citar

BIN, A.; FILHO, S. L. M. S.-.; PAULINO, S. R.; RODRIGUES, G. S. Impactos ambientais na agricultura: um método de avaliação de programas tecnológicos. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.9.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/202. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos