Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas

Marcelle Colares Oliveira, Antônio Lopo Martinez, Lorena Andrade Pinho, Tânia Ferreira Jesus

Resumo


As organizações na busca de oportunidades de negócios, têm procurado criar um diferencial que melhore sua imagem e contribua para o benefício da sociedade. A Responsabilidade Social Corporativa vem cada vez mais sendo discutida e acredita-se que as empresas que adotam seus conceitos e práticas têm tido vantagens em relação às outras no mercado nacional e internacional. Neste trabalho, procurou-se responder aos seguintes questionamentos: Quais as vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos
negócios internacionais, quando adotam os conceitos e as práticas de Responsabilidade Social Corporativa? Quais empresas baianas adotam as práticas de responsabilidade social e, dentre elas, quais estão inseridas no mercado internacional? O trabalho trata-se de um estudo exploratório, em que se realizou pesquisa bibliográfica e documental, para trazer uma melhor compreensão sobre o assunto. Concluiu-se que as empresas baianas que se utilizam dessas práticas, estão melhor posicionadas no mercado competitivo e têm vantagens na realização dos negócios internacionais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.9.1.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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