O impacto da primeira emissão de conceito de risco de crédito sobre o preço das ações: um estudo empírico sobre a reação do mercado acionário brasileiro para o setor bancário

Autores

  • Antônio André Cunha Callado Universidade Federal de Pernambuco
  • Mércia Maria Fernandes Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco
  • Raimundo Nonato Rodrigues Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
  • Geronymo Libonati

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.14.1.%25p

Resumo

A hipótese de eficiência de Mercado se baseia no pressuposto de que os preços dos ativos refletem todas as informações disponíveis. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre o comportamento do mercado acionário brasileiro, mensurado pelos retornos das ações dos bancos negociadas na BOVESPA considerando o anúncio público da primeira avaliação de risco de crédito emitidos pelas agências de credit rating em busca de evidências sobre retornos anormais. Uma análise de credit rating em uma escala global consiste em uma análise disciplinada que facilita estimativas acerca de uma certa organização em seu contexto econômico doméstico através de ponderações sobre variáveis financeiras relativas a seu País, expressando o risco em uma escala que permite comparações sobre a qualidade deste risco. Sete instituições financeiras brasileiras foram avaliadas pela Moody’s e Standard & Poor’s. Os dados diários sobre os preços das ações foram obtidos junto ao banco de dados Economática. Considerando os resultados obtidos, pode-se afirmar que não foram encontradas evidências significativas que dêem suporte à airmação de que estes eventos provocaram retornos anormais. Isso pode estar relacionado ao processo de análise de credit rating, pois diversos agentes que atuam no mercado, mesmo sem saber o conceito a ser atribuído, já podem ter tomado conhecimento da solicitação de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio André Cunha Callado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração

Mércia Maria Fernandes Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Ciências Contábeis

Raimundo Nonato Rodrigues, Instituição: Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Contabilidade e Controladoria

Geronymo Libonati

Doutor em Contabilidade e Controladoria

Downloads

Como Citar

CALLADO, A. A. C.; VASCONCELOS, M. M. F.; RODRIGUES, R. N.; LIBONATI, G. O impacto da primeira emissão de conceito de risco de crédito sobre o preço das ações: um estudo empírico sobre a reação do mercado acionário brasileiro para o setor bancário. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.14.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/250. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos