O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública

Magnus Luiz Emmendoerfer, Alessandro Campos Pereira, Gabriel Gama Netto, Marcílio Gomes da Silva, Ramon Ramos Paula

Resumo


Este artigo analisa a importância do ensino da Teoria Geral da Administração (TGA), que busca repassar conhecimento
e explicação sobre as organizações e os processos administrativos, bem como preparar os profissionais para lidar com as exigências gerenciais nas organizações. Assim, este artigo tem o objetivo de expor um processo de ensino aprendizagem, na disciplina de TGA, para graduandos de cursos de áreas não administrativas, fazendo uso de atividades avaliatórias interativas, sob a égide da “teoria versus prática” tais como construção e seminário do Relatório de Diagnóstico Organizacional e entrega de um texto técniccientífico. O espaço de pesquisa e aprendizagem teve como cenário organizações locais na região de Viçosa – (MG) - Brasil. Para tanto, fez-se uso de métodos como o estudo de caso e a pesquisa-ação. A contribuição principal deste artigo está na exposição da experiência vivenciada por alunos da disciplina, na elaboração das atividades avaliatiárias, bem como seu grau de percepção acerca da contribuição da TGA para a formação profissional, destacando a empresa júnior como um espaço de prendizagem e interação com o teórico ensino em sala de aula, mediante explanação discursiva.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.14.1.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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