Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão

Francisco José da Costa

Resumo


O propósito da pesquisa é analisar em como os estudantes de Administração avaliam o curso e a profissão, considerando
as perspectivas de valor no serviço recebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a militância em
Administração. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão da literatura sobre os três tópicos (valor,
prestígio e identificação) e de um estudo de campo junto a 321 estudantes de cursos de Administração da cidade de Fortaleza.
Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e das técnicas análise de regressão, análise de variância e análise
de cluster. Como resultados, destacam-se: (1) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor são a
relação entre preço e qualidade e a reputação da instituição; (2) as avaliações dos estudantes decrescem na medida em que
estes avançam no curso; (3) são bem delineados três grupos de estudantes, assim denominados: entusiasmados, satisfeitos, e críticos, verificando-se uma maior concentração de entusiasmados nos dois primeiros anos do curso e uma maior proporção de críticos nos anos seguintes. Os resultados apontam elementos para que gestores de cursos e de instituições possam planejar mais adequadamente a formação e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos para com o curso, e com a profissão de Administração em si.

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DOI: https://doi.org/10.5020/2318-0722.14.1.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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