Um estudo sobre a competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Goiás e as oportunidades estratégicas de negócios para pequenas e médias empresas

Autores

  • James Terence Coulter Wright Fundação Instituto de Administração
  • Renata Giovinazzo Spers Fundação Instituto de Administração
  • Roberto Pedroso Jr Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.1.%25p

Resumo

A região Centro–Oeste tem apresentado grande crescimento econômico, com destaque para o Estado de Goiás, que possui o maior número de micro e pequenas empresas comerciais e de serviços do país. Diante deste contexto, foram analisados os principais Arranjos Produtivos Locais (APL) da região de Goiás, utilizando-se os conceitos de cluster e, mais especificamente, os conceitos do modelo do diamante proposto por Porter (1998), com o intuito de avaliar a competitividade dos APL, assim como as principais oportunidades de negócios em um horizonte de cinco anos. Para atender ao propósito do trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando-se a técnica Delphi, por meio da qual foram consultados especialistas ao longo de três rodadas de pesquisa. Os resultados obtidos mostram que existem APL com alto potencial de competitividade, como os de confecção e moda, agroindústria e farmo-química. Também foram identificadas diversas oportunidades para o desenvolvimento de empresas e negócios na região, a partir da análise de cada APL, e foi constatado que esses podem e devem ser aprimorados para tornarem-se mais competitivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James Terence Coulter Wright, Fundação Instituto de Administração

Fundação Instituto de Administração

Renata Giovinazzo Spers, Fundação Instituto de Administração

Fundação Instituto de Administração

Roberto Pedroso Jr, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Downloads

Como Citar

WRIGHT, J. T. C.; SPERS, R. G.; JR, R. P. Um estudo sobre a competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Goiás e as oportunidades estratégicas de negócios para pequenas e médias empresas. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.13.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/257. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos