Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias

Fernanda Marques de Almeida Holanda, Lúcia Silva Albuquerque, José Ribamar de Carvalho Marques, Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante

Resumo


Com o aumento, nos últimos anos, dos processos de fusão e aquisição, ganhou importância a discussão em torno de metodologias disponíveis para a realização de avaliação de empresas. A despeito de toda a discussão já travada em torno do assunto, cabe observar que ainda não existem respostas “pacíficas” quando se trata de avaliar negócios. De acordo com as teorias de finanças, um analista; ao avaliar uma empresa, deve procurar alcançar um valor econômico justo, ou seja, um valor que represente de modo equilibrado as potencialidades e perspectivas de determinada empresa. Acredita-se que o processo de avaliação de uma empresa é muito complexo, por envolver variáveis subjetivas e ferramental técnico, no qual a qualidade das informações utilizadas é crucial para a eficiência do produto final. Dessa forma, o foco da avaliação deve estar concentrado no processo de avaliação em si e não em seu resultado final. Dessa forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, apresentando as principais metodologias e processos utilizados para avaliação de empresas e, deste modo, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a Avaliação Econômica de uma Empresa

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.13.1.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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