EVA e o modelo Fleuriet: o uso de instrumentos de otimização em árvores de criação de valor

Ronaldo Eduardo Diláscio, José Antônio Souza, Virgínia Izabel de Oliveira

Resumo


O cenário econômico-financeiro nacional ainda é volátil. As taxas de juros brasileiras são altas e podem subir ou cair acentuadamente em um curto período de tempo, direcionadas pela política do governo de metas de inflação. Decisões de
investimento de capital para o longo prazo e a administração da liquidez numa empresa requerem muito conhecimento do mercado e da própria organização como um todo. O capital, seja ele próprio ou de terceiros, não é gratuito. Ele é escasso e tem
que ser remunerado. Administrar uma empresa, nesse contexto, requer uma adequação constante de ações que podem significar o sucesso ou o fracasso do empreendimento. O papel do administrador financeiro torna-se crucial. Ele tem que assegurar o
capital que atenda às necessidades de financiamento do crescimento da empresa e a operação do dia-a-dia. O capital tem que estar disponível nos montantes adequados, no momento certo e ao menor custo. O gestor também é responsável pela criação
de valor para a empresa. Young e O’Byrne (2003) colocaram que, embora os administradores estejam sendo pressionados cada vez mais para produzir valor, na maioria das vezes não possuem ferramentas de diagnósticos necessárias, faltando
a eles a linguagem de criação de valor. Com a continuidade da abertura da economia brasileira e o desenvolvimento do mercado de capitais local, cada vez mais será exigido das empresas uma maior eficiência em suas operações. Isto demandará
dos administradores a adoção de sistemas de gestão baseadas na criação de valor e o EVA, como medida de desempenho corporativo, tem espaço para crescimento no Brasil. Visando contribuir com mais instrumentos de análise e gestão na criação
de valor, o presente trabalho, a partir da construção da árvore de valor resultando no lucro residual, objetiva aplicar um modelo de otimização para maximizar o lucro na árvore de criação de valor. O resultado da pesquisa é uma proposta de análise dos componentes da criação de valor, buscando auxiliar as decisões estratégicas dos gestores, através da aplicação de ferramentas de simulação e otimização.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.13.1.%25p

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia