Nokia e Gradiente: desdobramentos da estratégia de cooperação nas estratégias

Autores

  • Paulo Sidney Ferreira Universidade de São Paulo-
  • Marcos Alberto Castelhano Bruno Universidade de São Paulo-

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.2.%25p

Resumo

O mercado de telefonia celular vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A explosão do consumo, a globalização e os avanços tecnológicos transformaram o mercado de celulares em um dos mais competitivos do mundo. Este cenário promove o interesse por mercados considerados promissores, entre eles o Brasil, que possui hoje o 6º maior mercado de celulares do mundo. A alternativa mais utilizada nos últimos anos para empresas internacionais entrarem em mercados fora dos seus países, tem sido as Alianças Estratégicas. Este artigo busca analisar a aliança estratégica internacional firmada entre a Nokia e a Gradiente e os resultados obtidos a partir desta aliança. Para a realização deste trabalho o método utilizado foi o do estudo de caso, através de análise documental e levantamento bibliográfico. Os principais resultados obtidos pela aliança foram o conhecimento do mercado brasileiro, fortalecimento da marca e consolidação da posição no mercado para a Nokia, e para a Gradiente, a entrada em um mercado ainda não explorado e aquisição de tecnologia, além de retorno financeiro e fortalecimento da marca. A Nokia mantém sua liderança mundial em comunicação móvel, e a Gradiente se posiciona como uma das líderes no mercado de eletroeletrônicos no País.

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Biografia do Autor

Paulo Sidney Ferreira, Universidade de São Paulo-

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Marcos Alberto Castelhano Bruno, Universidade de São Paulo-

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Como Citar

FERREIRA, P. S.; BRUNO, M. A. C. Nokia e Gradiente: desdobramentos da estratégia de cooperação nas estratégias. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 13, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.13.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/278. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos