Hacia una universidad con espíritu empresarial

Rodrigo Varela Villegas

Resumo


O tema deste trabalho é o papel da Universidade como elemento formador do espírito empresarial na sociedade. Assumindo que o conhecimento é a base de sustentação do desenvolvimento, as Universidades e os centros de pesquisa governamentais, são as
principais alternativas viáveis a curto prazo para fomentar o espírito empreendedor na América Latina. O trabalho visa examinar as razões dos acertos e desacertos do esforço das universidades para fomentar o empreendedorismo. Partindo de exemplos
internacionais sobre o papel de diferentes universidades, tais como os ocorridos na California (Silicon Valley), em Boston (Estrada 128), nos três modelos ingleses de Oxford, Cambridge e Warwick, ou no modelo do Babson College dos Estados Unidos, o trabalho examina um caso específico da Universidade ICESI na Colômbia. Analisa detalhadamente o papel das universidades em todos
estes casos para sugerir medidas específicas sobre a educação empresarial para o empreendedorismo das instituições universitárias. Advoga ainda o fim da Universidade isolada em seu espírito acadêico a favor de uma universidade integrada no desenvolvimento
regional, social e econômico, quer em termos de formação, quer ainda como líder deste processo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.9.2.%25p

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia