Hacia una universidad con espíritu empresarial

Autores

  • Rodrigo Varela Villegas Universidad del Valle,

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.9.2.%25p

Resumo

O tema deste trabalho é o papel da Universidade como elemento formador do espírito empresarial na sociedade. Assumindo que o conhecimento é a base de sustentação do desenvolvimento, as Universidades e os centros de pesquisa governamentais, são as principais alternativas viáveis a curto prazo para fomentar o espírito empreendedor na América Latina. O trabalho visa examinar as razões dos acertos e desacertos do esforço das universidades para fomentar o empreendedorismo. Partindo de exemplos internacionais sobre o papel de diferentes universidades, tais como os ocorridos na California (Silicon Valley), em Boston (Estrada 128), nos três modelos ingleses de Oxford, Cambridge e Warwick, ou no modelo do Babson College dos Estados Unidos, o trabalho examina um caso específico da Universidade ICESI na Colômbia. Analisa detalhadamente o papel das universidades em todos estes casos para sugerir medidas específicas sobre a educação empresarial para o empreendedorismo das instituições universitárias. Advoga ainda o fim da Universidade isolada em seu espírito acadêico a favor de uma universidade integrada no desenvolvimento regional, social e econômico, quer em termos de formação, quer ainda como líder deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Varela Villegas, Universidad del Valle,

Ingeniero Químico de la Universidad del Valle, con un Magister en Ingeniería y un Ph.D. en Ingeniería Química y Refinamiento de etróleos de Colorado School of Mines. Profesor Distinguido de la Universidad del Valle y de la Universidad Icesi- Cali- Colômbia

Downloads

Como Citar

VILLEGAS, R. V. Hacia una universidad con espíritu empresarial. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.9.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/282. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos