Aglomerações produtivas e internacionalização de pequenas empresas

Márcia Freire Oliveira, Ana Lúcia Vitale Torkomian

Resumo


Este artigo busca destacar a internacionalização de pequenas empresas inseridas em aglomerações produtivas, observando
aspectos característicos dessas que possam facilitar o processo de internacionalização daquelas organizações. A pesquisa
tem como pressuposto que as pequenas empresas localizadas em aglomerações produtivas possuem vantagens para entrar
no mercado externo quando comparadas às empresas localizadas de forma isolada, facilitando a superação das dificuldades como: necessidade de adaptação e modificação dos processos produtivos, desconhecimento de procedimentos burocráticos; dificuldade em divulgar seus produtos no exterior; falta de informação sobre o mercado dos países que almejam operar; falta de acesso a fontes de financiamento, dificuldade no cumprimento dos prazos contratuais etc. Isso acontece porque quando aglomeradas, as pequenas empresas se beneficiam de economias externas locais como: relações sociais que favorecem a cooperação, utilização de mão-de-obra local especializada, reforço da identidade da região, atração de compradores internacionais, maior poder de barganha frente a entidades de apoio (sindicatos, governo, universidades, associações de classe, bancos), entre outras. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa, sendo a técnica de coleta de dados utilizadas a de levantamento bibliográfico. Os resultados encontrados através da literatura pesquisada confirmam o pressuposto da pesquisa, mas mostram também que há uma carência de estudos empíricos que busquem comprovar ou refutar esta afirmação em aglomerações de pequenas empresas brasileiras

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.11.1.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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